UNICENTRO E UFFS DEPOSITAM PEDIDO DE PATENTE INTERNACIONAL VIA PCT

No dia 1º de dezembro, a Agência de Inovação Tecnológica da UNICENTRO, NOVATEC, depositou um pedido de patente internacional via PCT (Patent Cooperation Treaty), diretamente na plataforma da World Intellectual Property Organization (Organização Mundial da Propriedade Intelectual). PCT é o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, que dispõe sobre o depósito da patente em outros países, facilitando para que um pedido depositado no INPI de um dos países signatários possa ser avaliado na fase de exame internacional e após a avaliação, o titular da patente deverá escolher em quais lugares pretende buscar proteção à patente.

Esse pedido internacional é resultado de acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e a invenção foi depositada em cotitularidade entre a Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS e Empresa Kaiser Agro Florest. “O desenvolvimento tecnológico a partir da cooperação universidade-empresa tem viabilizado para que os processos desenvolvidos a partir de problemas e demandas da indústria possam gerar benefícios à sociedade, como neste caso, que consiste em tecnologia na área de energias renováveis”, comenta Cláudia Crisostimo, Diretora de Propriedade Intelectual da UNICENTRO.

De acordo com o inventor do projeto, o Professor André Gallina, esse processo vem sendo desenvolvido desde 2017, “trata-se de um processo de produção de biodiesel, com a semente de HD, que é um resíduo florestal da empresa Kaiser Agro. Nós desenvolvemos o processo, que foi depositado nacionalmente em 2020 e agora foi depositado internacionalmente, ou seja, estamos colhendo os frutos de um trabalho intenso de alunos e professores, que durante todo esse período teve auxílio da empresa Kaiser Agro e das Universidades. A partir dessa parceria com a indústria orientamos várias iniciações científicas e tecnológicas, além de publicações em eventos e também artigos científicos”.

Notícia de 13 de dezembro de 2021.