NOVATEC DEPOSITA PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE DESENVOLVIDA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO (PPGE) DA UNICENTRO

No dia 15 de setembro de 2023, Eliziane de Fátima Alvaristo apresentou a defesa da primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, intitulada “Tecnologia Assistiva 3M: Material Manipulável de Multiplicação para Aprendizagem do Conceito Matemático ao Estudante Cego na Perspectiva Inclusiva”, sob orientação da professora Dra. Jamile Santinello.

Trata-se do desenvolvimento de um material manipulável adaptado para ser utilizado por pessoas com deficiência visual, com aplicação na área da educação, como auxílio para professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem, atendendo lacunas oriundas da falta de materiais adequados para o ensino de conteúdos relacionados a multiplicação matemática de estudantes com deficiência visual.

A Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, NOVATEC, por meio da Divisão de Propriedade Intelectual depositou antes da defesa, em 26 de novembro de 2021, o pedido de patente de Modelo de Utilidade no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, INPI, sob o título “Disposição Aplicada em Aparato Didático: Material Manipulável de Multiplicação para Pessoas com Deficiência Visual”. De acordo com Cláudia Crisostimo, Diretora de Propriedade Intelectual da Unicentro, a proteção da patente deve ser realizado antes da defesa, para evitar que a tecnologia seja divulgada.