A Exatamente Soluções Educacionais, empresa incubada na UNICENTRO, apresentou o projeto CriptoNio e ganhou o prêmio de solução inovadora eleita pelo público no concurso de pitch Falling Walls Lab Brazil 2022.

Em 8 de setembro de 2022, aconteceu de maneira híbrida o concurso Falling Walls Lab (FWL), organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH). Neste ano, o evento ocorreu em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e a EURAXESS Brazil 2022.

O FWL Brazil premia pesquisas, iniciativas sociais e planos de negócio que apresentem soluções criativas para “derrubar os muros” da ciência e tecnologia. Na edição deste ano, dentre os inscritos, 15 projetos foram selecionados para a realização de um pitch on-line de três minutos, que foram avaliados com critérios de inovação, impacto e estrutura.

Com imensa felicidade anunciamos que uma das nossas empresas incubadas foi uma das selecionadas e recebeu o prêmio de solução inovadora eleita pelo público, com o tema “Derrubando os muros da aprendizagem com jogos”, apresentando o CriptoNio.

A empresa representada por Danilo Sande teve início em março de 2021, durante a pandemia, com o Nivelamento Online, um aplicativo interativo que inicialmente contava apenas com conteúdos de física para o ensino superior.

Atualmente, sendo uma das incubadas da INTEG, a empresa possui uma equipe de 8 pessoas e desenvolve o CriptoNio, que trata-se de um jogo com as bases do Nivelamento Online e incorporando tecnologia blockchain. O CriptoNio é um jogo online para o Enem com um sistema de perguntas e respostas, dicas, missões personalizadas, sistema de progressão, premiação, ranking e um relatório completo de desempenho. O jogo também possibilita a recompensa em criptomoedas baseada no desempenho dos jogadores e conta com avatares NFTs exclusivos.

O público alvo são os jovens estudantes que estão no ensino médio e desejam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, professores também estão aptos a criar ambientes dentro da plataforma, seja com suas próprias questões ou utilizando as já existentes, recebendo assim relatórios completos da turma. O aplicativo é gratuito, com a opção de assinatura para acesso a conteúdos exclusivos.

O jogo está disponível nas lojas de aplicativos e alguns resultados já foram obtidos com alunos na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, resultando em um artigo publicado em revista científica. Ademais, o jogo também foi utilizado por um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e atualmente encontra-se em uso em uma escola do ensino médio na cidade de Palmas no Paraná, como parte de um projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO.

Acompanhe a empresa através do perfil no instagram @cripto.nio, e caso deseje entrar em contato, estes são os canais: email contato@exatamentesoluções.com ou LinkedIn Exatamente Soluções Educacionais.