MESA REDONDA, QUE FAZ PARTE DA CONFERÊNCIA GUARAPUAVA 2035, DISCUTE O SUPORTE LEGAL PARA A INOVAÇÃO

Ocorreu nesta terça-feira (30/11) a Mesa Redonda sobre O Suporte Legal da Inovação, na Sede da OAB em Guarapuava, a discussão foi em busca de alinhar os procedimentos de inovação com a legislação, tanto do município, quanto do Paraná. O evento começou as 9h da manhã e foi até 12h, e ele faz parte da Conferência Guarapuava 2035, que tem por objetivo a construção de ideias inovadoras e desenvolvimento de planos para o futuro da cidade. Em fevereiro deve sair a agenda de inovação com as ideias propostas durante a Conferência, lembrando que todos podem participar através do aplicativo CG2035.

A Mesa Redonda foi organizada pela Comissão de Inovação, Gestão e Propriedade Intelectual da OAB Guarapuava, Fórum CT&I de Guarapuava, Prefeitura Municipal e o Sebrae.

Participaram dessa discussão, Maria Cecília de Oliveira Saldanha, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção de Guarapuava, que foi reelegida recentemente, Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência e Tecnologia do estado do Paraná, Sávio França Denardi, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Guarapuava, além de Rhodrigo Deda, presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB Paraná, Erika Juliana Dmitruk, assessora da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e Cláudia Crisostimo, presidente da Comissão de Inovação, Gestão e Propriedade Intelectual e Diretora da Novatec-Unicentro, além do advogado André Almeida Gonçalves.

Rhodrigo Deda abriu a discussão abordando um pouco mais sobre o Sandbox Regulatório Estadual, algo de extrema relevância, já que eleva conceitos de cidades inteligentes, permitindo então a criação de um ambiente para que as startups possam testar projetos inovadores. Em suas palavras, “inovação é para todas as empresas, as grandes e as pequenas, e pensar diferente disso é perder dinheiro”.

Erika Juliana Dmitruk comentou sobre as leis que permeiam a inovação no Brasil, e Cláudia Crisostimo acrescentou ainda os benefícios da lei paranaense do que tange os processos de inovação, que permite programas para a melhoria na economia do município, como o programa EMPRIME. Por fim, o advogado André Almeida Gonçalves encerrou o evento, mostrando ainda a importância da parte financeira para a criação e desenvolvimento de ideias inovadoras, “[…] que possamos promover e fomentar ainda mais recursos e investimentos que facilite o trabalho do cidadão”.

Notícia de 01 de dezembro de 2021.