Assinatura da parceria para PD&I entre Unicentro, Universidade Federal da Fronteira Sul e Kaiser Agro

No dia 16/8, reuniram-se no Campus Santa Cruz da Unicentro em Guarapuava, o Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro, Prof. Dr. Fábio Hernandes, o Magnífico Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Prof. Dr. Marcelo Recktenvald, e os senhores Kelvin Kaiser e Fábio Tonus, da empresa Kaiser Agro Florestas Produtivas, para celebrar novo acordo de parceria para fins de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, PD&I.

A parceria entre as três instituições, UNICENTRO, UFFS e o grupo Kaiser Agro teve início em 2018, com uma primeira parceria, cujos resultados obtidos até o momento foi apresentado pela equipe de pesquisadores, da UNICENTRO o prof. André Lazarin Gallina e da UFFS Campus de Realeza, a prof. Dalila Moter Benvegnú e prof. Letiére Cabreira Soares.

Entre os resultados científicos, foram depositados até o momento três pedidos de patente em cotitularidade, uma delas em trâmite internacional via PCT, e dois artigos científicos internacionais, em revistas de grande relevância, além do prêmio Paulo Gonçalves, de melhor artigo científico de 2022 sobre a Heveicultura Brasileira, concedido pela Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha, APABOR.

Acordos dessa natureza estão entre as diretrizes da Lei de Inovação e do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, como incentivo para que universidades, enquanto ICTs, celebrem acordos de parceria com instituições públicas e privadas para a realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica, com vistas à autonomia tecnológica do país e ao desenvolvimento socioeconômico nacional e regional.

Notícia de 18 de agosto de 2022.