Participação da Unicentro no Festival Verão Irati é marcada por arrecadação de doações para afetados por tornado no Paraná

Participação da Unicentro no Festival Verão Irati é marcada por arrecadação de doações para afetados por tornado no Paraná

Um fim de semana de lazer e cultura se transformou também em um momento de solidariedade. O estande da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no Festival Verão Irati foi um dos principais pontos de coleta de donativos em prol dos moradores de Rio Bonito do Iguaçu e região. A cidade no oeste do Paraná foi atingida por um tornado na sexta-feira (7), com ventos de até 330 km/h, segundo o Simepar. O fenômeno destruiu cerca de 90% da estrutura da cidade, deixou seis mortos, mais de 750 feridos e milhares de desabrigados.

“Já nas primeiras notícias, todo mundo se comoveu e começou a buscar formas de contribuir”, contextualiza o diretor do Câmpus de Irati, professor Ronaldo Ferreira Maganhotto.

Donativos foram entregues no Parque Aquático durante o final de semana (foto: Coorc).

Foi a professora Claudia Regina Magnabosco Martins, chefe do Departamento de Psicologia (Depsi), que deu a ideia de reunir as doações durante o evento no sábado (8). “Pensei que já que estamos no Festival Verão mostrando como o serviço público pode melhorar a vida da população, por que não utilizar esse mesmo momento para fazer uma arrecadação em prol das pessoas que residem lá?”, conta a docente.

Seguindo orientação da Defesa Civil do Paraná, a campanha focou na arrecadação de alimentos não perecíveis e água potável. A iniciativa foi realizada com apoio dos organizadores do Festival Verão – o podcast Iratizado e a agência de turismo Pé na Montanha -, além da Prefeitura de Irati e do Corpo de Bombeiros, que vão encaminhar as doações até o município afetado.
“A gente entende que é um momento de nos unirmos em prol dessa causa e aproveitar esse evento, essa movimentação das pessoas aqui no parque para que a gente consiga contribuir de alguma forma”, conclui o diretor Ronaldo.

Milhares de pessoas visitaram o estande da Unicentro no Festival Verão Irati (Foto: Coorc).

Arrecadação segue nos câmpus da Unicentro até o dia 11 de novembro

Simultaneamente, a Reitoria da Unicentro também promove uma campanha para ajudar as pessoas que perderam tudo em Rio Bonito do Iguaçu e região. Os pontos de coleta nos câmpus de Irati e Guarapuava vão receber os donativos até terça-feira, dia 11 de novembro, às 16h.

Unicentro no Festival Verão Irati

Durante o sábado (8), quem passou pelo Parque Aquático de Irati pôde conhecer iniciativas da instituição voltadas à comunidade em áreas como saúde, educação e meio ambiente.

“É uma forma de divulgar os nossos projetos, serviços e cursos, além de promover uma interação entre alunos, professores e a comunidade de Irati e região”, resume o diretor do câmpus.

Entre as atividades no estande da Unicentro, o curso de Turismo convidou os visitantes a responder perguntas sobre atrativos turísticos. “A gente trouxe alguns jogos para que pudéssemos interagir com o público enquanto falávamos um pouco sobre o nosso curso e sobre o turismo não só aqui na cidade, como também no Brasil e mundo afora”, explica a acadêmica Ana Maria Ferreira.

Cursos da Unicentro promoveram atividades interativas para demonstrar projetos e serviços voltados à comunidade (Foto: Coorc).

A estratégia fez com que as pessoas fossem atrás de mais informações sobre os cursos ofertados na Unicentro. “Tivemos duas pessoas que estavam bem interessadas, já pegaram o contato para saber quando abrem as inscrições para o vestibular”, comenta Ana.

As ações da Unicentro ao longo do dia incluíram, ainda, massagens faciais do projeto Spa da Fono, doação de mudas de árvores, coleta de pilhas, baterias e lâmpadas usadas, entre outras atividades.

Para um dos organizadores do Festival Verão, Luiz Henrique Gnatkoski, a participação da Unicentro somou a ciência e a educação ao lazer da programação principal. “Foi uma oportunidade de a comunidade conhecer esse trabalho tão grandioso que a Unicentro faz com seus cursos e projetos, que são muito interessantes”, avalia.

Luto institucional suspendeu atividades da universidade no domingo (9)

Ainda durante a manhã, as atividades do estande da Unicentro foram suspensas pela Direção do Câmpus de Irati após a notícia do falecimento do professor Ancelmo Schörner. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Ancelmo era docente do Departamento de História (Dehis/I) desde 2008.

Ao todo, foram mais de 35 anos dedicados ao ensino, tendo como perspectiva a ideia de que a educação é capaz de transformar a sociedade.

Em respeito à perda que comoveu a comunidade universitária, a Reitoria da Unicentro determinou luto institucional. A XIX Semana de História do Câmpus de Irati da Unicentro, que começaria nesta segunda-feira (10), também foi suspensa.

Por Amanda Pieta

Texto atualizado às 13h30 de 10/11/2025.

Deixe um comentário