VI Festival de Dança e Artes do Corpo promove manifestações artísticas do movimento em Irati

Realizado pelo Departamento de Educação Física do Câmpus Irati da Unicentro, o Festival de Dança e Artes do Corpo busca estimular os alunos do curso a criarem apresentações artísticas que envolvam o corpo e o movimento. Diversos grupos subiram ao palco do Auditório Denise Stoklos e apresentaram desde danças urbanas a artes circenses, como a mímica. Na sua sexta edição, o evento foi reforçado com a participação dos projetos de extensão “Circo em Contextos” e “Vamos nos Movimentar”. “São dois projetos que tem mobilizado um pouco essa questão das artes do corpo, para ir além da Educação Física mais esportivizada, para a gente também Festival, professora Glaucia Andreza Kronbauer.

Com a adesão desses projetos, uma novidade na programação de 2023 foi a Gincana Vamos nos Movimentar e Circo em Contextos. A competição – organizada pelo 4ª ano de Educação Física – promoveu uma série de desafios e tarefas relacionadas às habilidades físicas e motoras, bem como testes de conhecimentos da área. Além dos alunos do curso, participaram da gincana acadêmicos de outras graduações do câmpus Irati e até mesmo familiares dos estudantes. “Além de propiciar esse momento de integração, o objetivo é que eles se desafiem diante das provas para que eles possam experimentar de uma maneira diferente as experiências que nós levamos por meio das disciplinas na formação ao longo dos quatro anos de curso”, enfatiza a chefe do Departamento de Educação Física, professora Débora Gomes.

Acadêmico do 2ª ano de Educação Física, Davi Leiria Oliveira esteve na equipe “Pingados & Largados”, vencedora da gincana. Para ele, o mais interessante foi a integração com os colegas de outras áreas, já que a própria vitória foi uma surpresa. “Foi legal a experiência porque a gente achou que nem ia dar para ganhar, a gente veio mais para brincar mesmo. Aí, no final das contas, a gente foi surpreendido. É bem maneira essa interação. No nosso grupo tinha dois da psicologia, em outro a maioria era de fonoaudiologia. E a gente só vai crescer como pessoa ou como faculdade quando a gente começar a interagir e essa interação é bem bacana”, reforça.

Apresentações foram avaliadas por jurados convidados (Foto: Coorc)

A programação da noite foi reservada para as apresentações do Festival no auditório Denise Stoklos. Todos os grupos foram premiados pela participação, depois de passarem por uma avaliação dos jurados convidados para o evento. Uma das integrantes do júri, a professora de Educação Física do Colégio Estadual João XXIII, Silvana Maria Scheidt, apontou que foram adotados uma série de critérios nessa avaliação. “A harmonia do grupo, a sincronização, o figurino, as questões mais técnicas, se utilizaram os espaços do palco, os movimentos”.

Formanda de Educação Física, Ellen Cristina do Nascimento destacou a relevância do evento para a divulgação das artes do corpo. “Eu acho muito importante, tanto para a área de Educação Física quanto para as outras, mostrar para o pessoal como é gratificante o movimento do corpo, que dançar não é só não é saber dançar, é saber se é movimentar”.

Também formanda, mas do curso de Turismo, Maria da Graça Flizkowski Silveira conta que resistiu em um primeiro momento a participar do Festival. No entanto, ela logo foi convencida por professores e colegas. “O pessoal estava me chamando, me chamando, até que eu vim no ensaio e a professora Débora [Gomes] falou: ‘Maria, vamos brincar, vamos dançar, só na brincadeirinha mesmo’. Daí eu respondi que eu sou meio dura, que eu não levo muito jeito, e ela: ‘Maria, é só questão de se movimentar, se soltar’. Eu peguei e fui no primeiro ensaio, nos outros e hoje eu me apresentei e me senti super bem apresentando. A dança é a coisa mais linda da arte, uma das coisas mais expressivas que tem”.