Unicentro arrecada e repassa ao SOS milhares de tampinhas plásticas

O Tampet, projeto de extensão que arrecada tampas plásticas para serem trocadas por fraldas geriátricas, realizou a entrega de milhares de unidades do material ao SOS de Guarapuava. A campanha é desenvolvida pelos Programas de Educação Tutorial da Unicentro e, como conta a coordenadora do PET Agronomia, professora Cacilda Rios Faria, que participou da entrega, a coleta é realizada nos três campi da Unicentro, com pontos de arrecadação em Guarapuava, no campus Santa Cruz e no campus Cedeteg, e também no campus de Irati. Além disso, destaca a professora, ainda são formados grupos de coleta em espaços exteriores à universidade.

Essa entrega, que foi feita agora, tem, mais ou menos, 90 dias de coleta. E fica aberta a qualquer pessoa da comunidade. Então, nós temos grupos realizados em prédios, em famílias, que o pessoal pega e entrega na Unicentro. Essa entrega, em particular, teve uma participação bem grande dos funcionários da 1ª Vara de Trabalho de Guarapuava. Eles fizeram uma coleta bem grande, o que fez com que aumentasse o volume que foi entregue agora”, conta Cacilda.

Para a professora, esse tipo de ação realizada com a união das comunidades acadêmica e em geral tem reflexos positivos em várias áreas. “Primeiro, porque estimula essa formação social dos nossos acadêmicos e, segundo, porque nós estamos revertendo para a comunidade aquilo que a comunidade faz para a gente também. Afinal de contas, a instituição e os nossos alunos estão inseridos na comunidade”.

Há ainda, como destaca a docente, a importância da campanha para promover a sustentabilidade. “A gente pensar que essas tampinhas iriam para o lixo e que, dessa forma, a gente entregando ao SOS, elas serão transformadas em fraldas geriátricas, para os idosos que lá residem, é algo bonito e de extrema importância”, avalia.

A campanha de arrecadação de tampinhas é contínua e pode ser destinada ao projeto qualquer tipo de tampa plástica – como as de bebidas, produtos de higiene e de limpeza. Quem quiser colaborar, pode levar as tampinhas até as direções dos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati ou, ainda, entrar em contato com os grupos PET por meio das redes sociais. “O tempo todo nós vamos coletar, ela não tem prazo para terminar. Qualquer um que queira participar, é só entrar em contato conosco”.