Departamento de Educação Física abre atividades do ano letivo 2021 com Semana Acadêmica

O Departamento de Educação Física do Campus Irati aproveitou o início do ano letivo de 2021 para promover a Semana Pedagógica do curso. O evento foi organizado como uma programação diferenciada para receber os estudantes. “A ideia de uma semana pedagógica no início do ano letivo surgiu no sentido de possibilitarmos um momento de ambientação dos estudantes com o curso, com os professores, colegas e, também, com as atividades remotas. Para além de falarmos sobre o curso, a Semana Pedagógica foi um momento privilegiado para que estudantes e professores pudessem compartilhar experiências, dúvidas, expectativas e, também, angústias frente ao cenário atual”, contextualiza a chefe do Departamento de Educação Física, professora Gláucia Kronbauer.

Durante a Semana Pedagógica, oDepartamento de Educação Física promoveu momentos de apresentação do curso, dos professores e das atividades de ensino, pesquisa e extensão.“Ao apresentar o curso de Educação Física, organizamos um momento para falar especificamente dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Apresentar o curso para além da sala de aula é fundamental para que os estudantes reconheçam os diversos espaços de consolidação do conhecimento científico e também as possibilidades de experiência diversificada que o curso de Educação Física da Unicentro oferece”, explica a chefe de Departamento.

O evento contou também com uma mesa-redonda intitulada “Teses sobre Educação Física e Educação”, com a participação dos professores do curso na Unicentro Debora Gomes, Angelo Luz e Emerson Velozo. Além disso, a docente Maria Angélica Binotto apresentou o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que contou com seu envolvimento na produção. Além disso, a Semana Pedagógica de Educação Física da Unicentro proporcionou um encontro remoto entre os calouros e os estudantes de outras séries do curso.

“Nada melhor do que os colegas para apresentar a universidade aos ingressantes. Assim, além das atividades propostas pelos professores, a Semana Pedagógica contou com uma atividade específica de recepção aos calouros organizada pelos alunos do segundo ano do curso e também uma reunião com o Centro Acadêmico. Acreditamos que essa aproximação entre os estudantes estimula os vínculos com o cotidiano da universidade e também a permanência no curso”, avalia Gláucia.

Toda essa imersão na área de Educação Física, logo no início do ano letivo de 2021, serviu de norte para o calouro Davi Leiria Oliveira. Ele conseguiu entender melhor como funciona o curso na Unicentro. “Pelo jeito que está remoto e não presencial, por ser calouro, por ser de cidade diferente também, não ser de Irati, tinha muita dúvida na cabeça. Eu acho que fez muita diferença essa Semana Pedagógica, pois deu para tirar muitas dúvidas que, pelo menos eu tinha em mente, e esclarecer muita coisa”.