Unicentro é a  31ª melhor universidade do país, segundo Ministério da Educação

Unicentro é a 31ª melhor universidade do país, segundo Ministério da Educação

A divulgação do resultado do Índice Geral de Cursos, o IGC, referente ao ano de 2019, coloca a Unicentro, mais uma vez, como uma das melhores universidades do país. A instituição manteve o conceito 4 em uma faixa que vai de 1 a 5 – considerada a nota máxima – e, com isso, ocupa a 31ª colocação em um ranking que avaliou 197 universidades brasileiras.

Mesmo sendo conceito 4, o mesmo da última avaliação, a nossa nota foi maior, o que mostra que nós estamos no processo de ascensão, o que demonstra o nosso comprometimento em continuar avançando, em continuar melhorando, em continuar oferecendo aos nossos estudantes um ensino de qualidade, um ensino comprometido com a transformação também da sociedade que nós tanto queremos”, comemora o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Para o vice-reitor da instituição, professor Ademir Fanfa Ribas, o resultado “demonstra que cada professor, agente universitário e estudante faz todo o possível para conseguir fazer o melhor, mesmo com algumas adversidades, com algumas dificuldades. O material humano, as pessoas dentro da Unicentro fazem a diferença, fazendo com que a nossa universidade esteja também entre as melhores universidades do país”.

Além de ocupar a 31ª posição no ranking das melhores universidades do país, a Unicentro ainda figura como a nona melhor universidade da região sul em um universo de 50 instituições avaliadas, e também como a quarta melhor do Paraná, entre as 16 que passaram pela avaliação. “Comparando com as universidades estaduais do Brasil, a Unicentro ficou em sétima colocada no Brasil inteiro – das estaduais foram 38 universidades avaliadas. Isso é um resultado surpreendente mais uma vez. Na região sul, foram nove universidades estaduais avaliadas, nós ficamos em terceiro e, no estado do Paraná, também em terceiro”, complementa o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon.

O IGC, como explica Angelo, é um indicador de qualidade do Ministério da Educação composto por diversos insumos, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudante, o Enade; a avaliação dos cursos de mestrado e de doutorado; o número de estudantes matriculados; a quantidade de alunos formados nesses cursos; a qualificação docente; e, também, o regime de trabalho. “É um indicador que traz a realidade da qualidade da instituição, abrangendo toda sua oferta de ensino. Então, é um indicador muito válido. É, sem sombra de dúvida, o melhor indicador construído pelo Ministério da Educação para aferir a qualidade das instituições”.

O bom resultado na avaliação do Ministério da Educação, como destaca o reitor Fábio Hernandes, reforça o comprometimento da Unicentro com a qualidade do ensino ofertado e impulsiona o desejo de avançar cada vez mais no caminho da excelência. “A Unicentro tem como objetivo formar cidadãos e profissionais do mais alto gabarito. É nossa meta e nosso objetivo sempre trabalhar por uma universidade melhor, por uma universidade onde o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação estejam presentes cada vez mais, com cada vez mais qualidade e fazendo a diferença”, finaliza.