Inscrições para programas de Iniciação Científica e Tecnológica foram prorrogadas

O período de inscrições para os Programas Institucionais de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação foi prorrogado. Os interessados em encaminhar projetos para os programas, agora, têm até o dia 17 de março.  O Proic, como explica o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, tem como objetivo promover a inserção dos acadêmicos na área da pesquisa científica e a troca de conhecimento entre os pesquisadores. “Além de ter toda uma responsabilidade de desenvolvimento de um projeto de pesquisa, possibilita a ele a convivência com jovens pesquisadores como ele, com pesquisadores pós-graduandos e um grupo de pesquisa com diversos professores associados. Muitas vezes, possibilita uma abertura no mercado do trabalho, além de desenvolver o aspecto ligado à pesquisa científica, como também a escrita de um relatório, a apresentação do trabalho, ou seja, uma postura de como ele vai realizar esse trabalho”, diz.

Já o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico, acrescenta o professor, busca contribuir para o envolvimento de estudantes em atividades de pesquisa relacionadas à tecnologia e inovação. “É o programa tanto institucional, como a nível de governo federal, que trata da iniciação em desenvolvimento tecnológico e de inovação, formação de jovens pesquisadores ao estímulo a estudantes, buscando principalmente o desenvolvimento tecnológico e as questões ligadas à inovação, com isso tendo uma formação de recursos humanos para capacitar as empresas de inovação no país, bem como empresas como startups, bem como novos empreendedores e, assim, contribuir para uma formação criativa de uma sociedade, de uma formação, de um aluno, de um jovem pesquisador ou mesmo de docente, orientador, para uma sociedade mais empreendedora”, complementa Farinha.

As inscrições para ambos os programas podem ser feitas em duas modalidades – a remunerada e a voluntária. O procedimento deve ser realizado pelo SGU, que é o Sistema de Gestão Universitária, pelo orientador do projeto. No momento da inscrição, o docente deve anexar o projeto e o plano de atividades na plataforma, preenchendo todas as telas que compõem o processo e indicando os estudantes que desenvolverão as pesquisas de Iniciação Científica ou Iniciação Tecnológica. Depois da indicação, o estudante verificar se seu currículo está publicado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e, também, deve acessar o SGU para preencher os dados solicitados.

Acadêmico do curso de Psicologia, Breno Rodrigues já participou do Programa de Iniciação Científica e destaca o quanto ter participado do Proic agregou conhecimentos para além do ensino tradicional do curso de graduação. “O tema que eu pesquisei foi relatividade linguística. É um tema que busca entender a influência que a língua tem sobre a cognição humana, busca entender como diferentes línguas exercem diferentes influências sobre o nosso modo de pensar e o nosso modo de ver o mundo. O campo que eu pesquisei é multidisciplinar. Então, eu tive contato com artigos de Antropologia, Sociologia, Letras, Literatura e Psicologia. Isso é uma coisa que a gente acaba não tendo muito no curso – esse contato com as outras áreas, outros campos que acabam vendo o mesmo fenômeno de diferentes formas – e que acaba agregando muito para o campo científico no geral”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, afirma que a IC é um incentivo para o estudante e um complemento em sua formação. ““Cada vez mais, nós temos procurado inserir o nosso aluno de graduação dentro do processo de ciência, dentro do processo de fazer pesquisa. A nossa Iniciação Científica é bastante forte. Além da capacitação profissional técnica dentro de cada área, a gente está conseguindo atrair nossos egressos da graduação para a pós-graduação em função de ter participado de Iniciação Científica”, explica.

Todas as informações sobre o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e também sobre o Programa de Iniciação Científica estão disponíveis no site da Unicentro.