Durante Outubro Rosa, campus Irati incentiva a prevenção do câncer de mama

O campus Irati da Unicentro está realizando uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa, com o intuito de sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. “A principal função da campanha é nos alertar, diante da correria do dia a dia, da importância de realizar exames para diagnosticar precocemente o câncer de mama e, também, propiciar às pessoas o conhecimento dos direitos para que possam ser atendidas pelas Instituições de Saúde para realização de exames e tratamentos adequados. O campus de Irati está mobilizado em espaço físico e o nosso melhor, que são as pessoas engajadas em prol dessa campanha que, para nós, simboliza a vida. Utilizamos os símbolos e cores mundialmente conhecidos por representarem a campanha de prevenção ao câncer de mama”, discorre a diretora do campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, sobre alguns detalhes das ações do campus durante o Outubro Rosa.

Neste sentido, o campus Irati está decorado com laços cor de rosa, além de ter ganhado painéis com frases que representam a campanha do Outubro Rosa em 2020, que tem como lema “Quanto antes melhor”, reforçando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para maiores chances de cura. Os adornos foram colocados na guarita do campus, no hall de entrada do prédio principal e na porta de acesso à Direção do Campus Irati. Além disso, visando alertar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre as formas de prevenção ao câncer de mama, a Unicentro promoveu, através da Coordenadoria de Comunicação Social, uma live no Instagram do Campus Irati, que ainda pode ser assistida no perfil @unicentroirati (www.instagram.com/unicentroirati).

Alertas em tom de rosa sobre a importância do autoexame foram distribuídos pelo campus

A convidada para a conversa online foi a professora Cintia Costa, do Departamento de Fonoaudiologia, que, além de informações específicas sobre o câncer, também falou sobre cuidados com a saúde em geral, principalmente em tempos de pandemia, em que o autocuidado torna-se ainda mais necessário. “Essa informação disseminada através das redes sociais é uma forma de se aproximar da comunidade e também de conseguir acessar as pessoas, de conseguir sensibilizar as pessoas em relação a um assunto tão importante que é o câncer de mama, mas também os outros canceres em geral. Se no momento em que alguém que ouviu a nossa live conseguiu ser afetado de alguma forma, ou conseguiu prestar mais atenção no seu corpo, olhar mais para si mesmo, eu acho que isso já é um benefício que a live trouxe”.

Também aliado ao período, a Unicentro está apoiando a Anapci, que é a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati. A campanha da Anapci para o Outubro Rosa consiste na venda de camisetas, cujo lucro será revertido para o auxílio às pessoas atendidas pela entidade. Neste sentido, a universidade está colaborando na divulgação das formas de adquirir essa peça de roupa que é simbólica, mas que colabora efetivamente para o desenvolvimento de ações pela Anapci no combate ao câncer de mama e outros tipos de câncer. “A população de Irati é muito solidária e vem contribuindo de várias formas com a Anapci, fazendo com que possamos proporcionar aos pacientes uma melhor qualidade de vida. Agradecemos a todos os apoiadores e, principalmente, a iniciativa dos representantes da Unicentro nessa divulgação, contribuindo na venda dessas camisetas e na informação do destino final dessas arrecadações. Esse recurso, esse dinheiro vai ser revertido em cestas básicas mensais, compra de fraldas geriátricas, protetores solares e etc”, conta a presidente da associação, Denize Dietrich.

Por apenas 30 reais cada, as camisetas do Outubro Rosa podem ser adquiridas diretamente na sede da Anapci, que fica na rua Conselheiro Zacarias, número 156, no Centro de Irati. A venda acontece de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. Também é possível entrar em contato por telefone ou Facebook (https://www.facebook.com/anapciirati), para combinar a forma de comprar com alguma das voluntárias da associação. O contato telefônico da Anapci é (42) 3423-3695.

Com todas essas ações – a decoração no prédio da universidade, a live promovida no Instagram e o apoio à entidade que auxilia os portadores de câncer, a vice-diretora do campus Irati, professora Adriana Queiroz Silva, acredita que a Unicentro ajuda a conscientizar a comunidade da importância de campanhas voltadas para a saúde, como o Outubro Rosa. “As ações que vem sendo realizadas pela Unicentro buscam sensibilizar a comunidade da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Busca-se divulgar informações e orientações sobre a importância do autoexame e realização de exames de rotina visando minimizar este problema de saúde. É relevante que as pessoas tenham consciência que a prevenção salva vidas”, finaliza.