Unicentro inicia processo de seleção de estudantes para disponibilização de celulares

A Unicentro, através da Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, lançou o edital que visa regrar o processo de inscrição e, também, de seleção dos alunos que receberão aparelhos celulares com acesso à internet para a realização de atividades pedagógicas. A iniciativa é uma forma encontrada pela universidade para que um maior número de acadêmicos possa participar, com tranquilidade, das aulas que, desde a segunda metade de abril, estão sendo realizadas de forma remota, em virtude da suspensão das atividade presenciais como prevenção à covid-19. “A intenção é que, a partir da disponibilização desses aparelhos, os alunos consigam ter acesso mais facilitado à plaraforma do Moodle e consigam realizar suas atividades”, avalia a professora Maria Regiane Trincaus, que é coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro.

A universidade está disponibilizando 300 celulares que devem beneficiar, sobretudo, os estudantes que não possuem aparatos tecnológicos para a realização das atividades não presenciais. Os aparelhos são resultado de uma parceria entre a Unicentro e a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu, que doou os equipamentos para a instituição. Segundo a coordenadora de Assistência Estudantil, o único critério estabelecido em edital para a concessão dos celulares é social. Por isso, podem participar do processo os acadêmicos com renda familiar per capita de até 1 ½ salário mínimo. “O Edital prevê avaliação exclusivamente social mesmo, então, o estudante que tiver a menor renda per capita, maior necessidade e que vai receber esses aparelhos. Eles precisam comprovar essa renda, tem vários documentos que são solicitados no Anexo 2”, conta.

O processo de inscrição é todo realizado on-line. O Edital está publicado no site da Unicentro (para acessar, clique aqui). Para se inscrever, o estudante deve acessar o E-Protocolo da instituição e anexar a Ficha de Inscrição preenchida, que é o Anexo 1 do Edital; uma justificativa de até 10 linhas sobre porque precisa do equipamento, que é o Anexo 5; o Termo de Compromisso do Estudante, disponível como Anexo 4 do Edital, preenchido; o Quadro de Composição da Renda Familiar, que é o Anexo 6; e, também, a cópia dos documentos listados no Anexo 2, entre os itens 2 e 16. São exigidos, por exemplo, comprovante de matrícula; CPF e documento de identificação; comprovante de cadastro no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal; e comprovantes de renda dos membros da família.

O período de inscrições, que teve início nessa segunda-feira, 27 de julho, vai até o dia sete de agosto. Na sequência, de acordo com a professora Maria Regiane Trincaus, os processos de avaliação dos documentos e de classificação dos estudantes será realizado pelas assistentes sociais da Coordenadoria de Assistência Estudantil, seguindo o Quadro de Pontuação de Vulnerabilidade Social, que é um dos itens do Edital, o Anexo 3.

O resultado do processo será publicado até o dia 17 de agosto e os celulares devem ser entregues para os estudantes classificados da primeira à 300. colocação até o final do mesmo mês. “Esses aparelhos celulares”, explica o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, “serão entregues aos estudantes em forma de comodato. Eles serão emprestados, enquanto durar o período de pandemia, para poderem ter acesso às atividades remotas, que a nossa universidade tem realizado durante esse período”.