Unicentro organiza live mundial pré Congresso Internacional de Americanistas 2021

Uma equipe de docentes e de egressos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) organizou uma live que reuniu 100 pessoas de mais de 20 países, como ato preparatório à edição 57 do Congresso Internacional de Americanistas, o ICA 2021, previsto para ser realizado entre 19 e 23 de julho do próximo ano, em Foz do Iguaçu. Liderada pela Unicentro, a organização do ICA conta, ainda, com a participação de representantes das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), do Paraná (Unespar) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Pesquisadores de lugares como Polônia, Argentina e Brasil se pronunciaram durante o webinar, reforçando a importância da união entre os povos, sobretudo neste momento de pandemia. A atividade serviu igualmente para marcar a passagem do solstício, isto é, o início do inverno no hemisfério sul e o começo do verão no hemisfério norte. Além das manifestações pró-ICA 2021, artistas do Paraguai, da Itália, do Perú, da França, do Brasil e de Porto Rico se apresentaram ao vivo, cantando ou declamando poesias em diversos idiomas, incluindo línguas indígenas.

Foi uma renovação do espírito para quem está em quarentena, vivendo essa pandemia, tentando sobreviver, melhor dizendo, a essa pandemia. Foi uma experiência muito incrível poder ver pessoas do mundo inteiro com suas culturas, com suas cores, com seus sotaques. Uma experiência muito bacana que eu quero ter de novo. Esse nome live tem tudo a ver com o que a gente fez. A tradução literal de live se encaixa perfeitamente no espírito do que foi proposto”, exalta Marco Bonito, da Unipampa e membro da comissão organizadora.

Das suas casas, participantes do ICA puderam se apresentar e acompanhar apresentações de toda parte do planeta (Foto: arquivo pessoal)

Os convidados – como Rebeca Estrela, estudante de direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Luicy Pedroza, do Instituto de Estudos Latino-Americanos, o Giga, da Alemanha – também reiteraram a disposição de estarem no ICA 2021, que deverá receber cerca de 7 mil pessoas de, pelo menos, 80 países. “Foi um experiência super agradável. Trouxe uma troca de culturas imensa e deu uma vontade maior ainda de estar no ICA 2021, em Foz do Iguaçu”, afirma Rebeca. E com a live, segundo Luicy, foi possível “construir juntos a esperança de que esse congresso poderá realizar-se”.

Será a terceira vez em quase 150 anos que o Brasil abrigará o Congresso Internacional de Americanistas. As duas primeiras foram em 1922, no Rio de Janeiro, e em 1954, em São Paulo. “O trabalho coletivo que levou à conquista de ICA para Foz foi novamente reproduzido para esta live e assim continuaremos a operar, em sintonia com muitos atores do mundo universitário”, pondera o professor Marcio Fernandes, da Unicentro e secretário geral do evento de 2021, cujo presidente do Comitê Organizador é o professor Aldo Nelson Bona, atual superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Muitos dos participantes do webinar estiveram na edição 56 do fórum americanista, em 2018, na cidade espanhola de Salamanca, e agora integram o Comitê Organizador, como é o caso da Larissa Santos, da Unipampa. Outros, como o jornalista Victor Andrey do Prado, formado pela Unicentro, estão se integrando ao grupo organizador. Victor, inclusive, atuou como apresentador da live. Uma nova atividade ao vivo – e aberta a qualquer interessado – vai ser realizada em 18 de julho. Informações adicionais sobre o ICA 2021 estão disponíveis em www.ica2021.unicentro.br, com conteúdos em espanhol, inglês e português.