Unicentro doa álcool glicerinado 70% para Prefeitura de Francisco Beltrão

Unicentro doa álcool glicerinado 70% para Prefeitura de Francisco Beltrão

O Alambique Don Juan, localizado no município de Manfrinópolis, no sudoeste paranaense, é especializado na fabricação de cachaça. A produção do destilado, a partir da cana-de-açúcar, gera, num primeiro momento, um fluído, chamado fração cabeça, que não pode ser utilizado na produção da bebida porque tem entre seus componentes o etanol. Esse material, anualmente, é usado pelo dono do alambique, Juan Artigas, para a produção de álcool combustível. Nesse ano, porém, por conta da pandemia de coronavírus, o empresário resolveu dar nova destinação ao produto. “A gente vendo a dificuldade que estava de se conseguir álcool-gel, álcool 70, me veio a ideia de, por que não, usar isso aí para fabricar esse álcool”, conta.

Juan tinha a fração cabeça estocada e a ideia de usá-la na produção de álcool 70% veio depois de ver uma reportagem jornalística. “Eu vi uma matéria da Unicentro onde falava em que estava fabricando, através de bebidas, o álcool-gel”. O primeiro passo dado por ele, na sequência, foi contatar o diretor da extensão da Unicentro em Coronel Vivida, Ismael Vanini, que o encaminhou para o coordenador técnico do projeto de transformação de bebidas alcoólicas em álcool-gel, professor Maico Cunha, do Departamento de Química. “Fui uma grande quantidade de álcool que ele doou e uma grande quantia que a Unicentro devolveu, trabalho espetacular da Novatec”, relata Vanini.

Prefeito, secretário e coordenador da Central de Medicamentos de Francisco Beltrão recebem o álcool de Vanini e Juan (Foto: Prefeitura Francisco Beltrão)

Assim, a Unicentro recebeu 4.500 litros dessa fração cabeça que foi transformada em álcool glicerinado nos laboratórios da Novatec, que é a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro. Com o produto pronto, juntos, Juan e Vanini decidiram a destinação dele: ajudar os municípios da região sudoeste no combate ao coronavírus. “O compromisso selado que se mantém com as prefeituras da região, hoje especificamente nesse trabalho com a prefeitura de Francisco Beltrão”, lembra o diretor da extensão de Corovel Vivida, sobre a atuação da Unicentro junto aos municípios, apoiando o combate ao coronavírus desde o mês de março.

Assim, parte do álcool 70% na versão glicerinada foi entregue à Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão. “Estamos recebendo 700 unidades de álcool 70, que vão ser utilizadas, durante a pandemia, nas unidades de saúde, pelos servidores, enfim, por todo mundo que tem esse trabalho com a população. Obrigado Unicentro, obrigado Juan”, agradeceu o prefeito Cléber Fontana, que durante a entrega estava acompanhado do secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin, e do farmacêutico Elieando Tiecher, responsável técnico da Central de Medicamentos de Francisco Beltrão.

Diante do momento extremamente desafiador para todos nós, ações articuladas com universidade, governo estadual e municipal, são estratégias para superar e minimizar a demanda de produtos tão importantes para a prevenção dessa pandemia. Por isso que a gente fez essa parceria e acho que é de fundamental importância, nesse momento que passa o país”, avalia Juan sobre o trabalho comum.

Deixe um comentário