Universidades irão atuar em programa de prevenção ao avanço do coronavírus

O Governo do Paraná abriu nesta sexta-feira (20) um edital para a contratação imediata de profissionais e estudantes da área da saúde para reforçar as ações preventivas e os esclarecimentos sobre o coronavírus (covid-19) no Paraná. Serão destinados R$ 8 milhões para o pagamento de bolsistas. A Superintendência Geral de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária (FA) e Secretaria da Saúde (Sesa) irão coordenar o Programa, que terá atividades desenvolvidas com apoio das sete universidades estaduais. As cidades polos são Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Paranavaí.

“Sabe-se que 95% das pesquisas são produzidas nas instituições públicas. Isso mostra a importância das universidades públicas e nos coloca à frente para enfrentar essa pandemia. A Unicentro e seus profissionais estão à disposição para desenvolver essas e outras ações”,avalia o reitor da universidade, professor Fábio Hernandes.

Serão contratados 788 bolsistas nesta primeira fase. Para a Unicentro foram disponibilizadas 63 vagas. Os documentos, vagas, valores de bolsas e outras informações estão disponíveis no Edital da FA (acesse aqui o Edital completo e seus anexos).

“Essa é uma oportunidade que atende a necessidade do povo do Paraná. Seguindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, lançamos, em parceria com a Fundação Araucária e as universidades estaduais, um edital para estudantes e recém-formados da área da saúde atuarem como bolsistas em projetos de extensão. Com isso, contribuímos no enfrentamento da propagação do Coronavírus e com o tratamento das pessoas infectadas”, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Ações – A proposta prevê a criação de uma Central de Informações, no formato call center, para atendimento telefônico com o objetivo de esclarecer dúvidas e fornecer informações relacionadas à prevenção e aos cuidados com a saúde na fase da pandemia. O atendimento será feito pelos bolsistas.

Outra ação será desenvolvida por enfermeiros e técnicos de enfermagem, que irão ajudar no monitoramento da condição das pessoas que passam pelos 33 postos de fronteira do estado No caso da equipe coordenada pela Unicentro, a atuação será presencial nos postos da região de União da Vitória.

Também está prevista a chamada de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) para atuar em unidades de saúde, hospitais e outros estabelecimentos das Regionais de Saúde do Estado, prestando orientações, cuidados e combate ao Coronavírus. Os bolsistas reforçarão, ainda, o trabalho do Laboratório Central do Estado (Lacen) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

“Este é o momento de que precisamos muito da ajuda do grande número de pesquisadores renomados e capacitados que o Paraná possui. Temos certeza de que juntos conseguiremos combater esta pandemia”, defende o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas pelo link http://setipr.net.br/covid19/, com envio on-line da documentação, até 23 de março. A divulgação dos resultados e a contratação começam na próxima terça-feira (24), respeitando a ordem de inscrição.

Acesse aqui o Edital completo

*com informações da Seti