Coordenadoria de Tecnologia e Informação (Coorti) avança em novo Sistema de Gestão Universitária (SGU)

Sistema antigo, instalado no computador em módulos, será descontinuado gradativamente. A outra vertente já online, o SGUweb, continuará funcionando

Nos últimos meses a Coorti disponibilizou novos sistemas para os servidores da Unicentro, bem como outras funcionalidades para os sistemas já existentes. As mudanças visam facilitar tanto as atividades dos usuários quanto as dos desenvolvedores do SGU.

Uma das adequações está nos formulários financeiros, com avanços nos pedidos de empenho e tickets para alimentação, já liberados para utilização. O último formulário financeiro que ainda está em fase de testes e logo será liberado é o de pedido de hospedagem.

Ainda na Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), o módulo Orçamento/Convênios/Compras já está em desenvolvimento, sendo liberado em partes para os usuários, mas com previsão de conclusão para o final do primeiro semestre de 2020. Essa medida promoverá melhor gestão dos recursos, agilidade no processo e informações para decisões futuras.

Para Felipe Collares Rodrigues, um dos responsáveis pelo novo sistema, as melhorias para os usuários passam pelo acesso do sistema via celular, software mais rápido, segurança, design mais limpo e objetivo, bem como site mais leve para carregamento. Já para os técnicos, o código limpo, adotando mais os padrões do framework e integração com ferramenta de versionamento facilitam e dinamizam os trabalhos. “O uso de um framework, com convenções fortes, leva os programadores a desenvolver códigos fontes padronizados, facilitando o entendimento de outros programadores, com consequências positivas na manutenção dos sistemas” explicou Collares, ressaltando que, dentre os benefícios aos usuários, estão o acesso de casa aos serviços da Unicentro e fazer reuniões de conselhos em todos os departamentos.

Também está disponível o novo Sistema de Registro de Diplomas, atendendo as novas resoluções do ministério da educação (MEC), e Sistema Eleitoral, que gerou toda a papelaria do processo e ainda permitiu a votação online.

Como estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unicentro, os sistemas instalados no computador em módulos serão descontinuados e o próximo lançamento é o Sistema de Deliberações em Conselhos (integrante do Módulo Trâmite de Documentos) totalmente online, que já está em avaliação pelos responsáveis.

Os sistemas de gestão estão disponíveis nos sites sgu.unicentro.br e sguweb.unicentro.br.