VOCÊ SABIA QUE AS TARTARUGAS NÃO CONSEGUEM SAIR DE SEUS CASCOS?
É isso mesmo! Aquela cena que vemos em desenhos animados da tartaruga saindo de seu casco não acontece na vida real. Isso porque o casco é uma estrutura óssea, ligada ao corpo do animal por membrana. O casco é extremamente importante na proteção. Se retirarmos o casco de uma tartaruga, conseguimos enxergar seus órgãos, então se não houvesse o casco como uma proteção, a tartaruga seria uma presa fácil.
Essa proteção funciona tão bem que durante o Império Romano os soldados faziam a formação tartaruga durante batalhas, em que colocavam seus escudos juntos, formando um “casco” ao redor deles.
A aparência dos cascos também costuma variar muito, dependendo da espécie e do seu habitat. O casco também auxilia na hora de calcular a idade de uma tartaruga. Quando recém-nascida, seu casco é liso e tem placas pequenas, mas à medida que seu corpo se desenvolve as placas também crescem e a cada ano são adicionadas novas linhas. Essas linhas são chamadas de estrias de crescimento, e ao contá-las podemos estimar a idade da tartaruga em anos humanos.
Já se perguntou porque a tartaruga-de-pente se chama assim? A resposta tem a ver com seu casco. Sua carapaça é uma das mais valiosas, utilizada para fabricação de aros de óculos, bijuterias e pentes, vindo daí a inspiração para o nome. Por conta da caça ilegal para utilização do casco, essa tartaruga está ameaça de extinção e é graças a programas de educação ambiental e preservação que ainda temos indivíduos dessa espécie.
Acadêmicos responsáveis: Douglas Rocha, Felipe Martins, Fernanda Gurgel Matakas, Karoline Troc Pires, Tamiris Loures.