QUAIS AS TARTARUGAS ENCONTRADAS NA COSTA BRASILEIRA?
TARTARUGA-DE-PENTE
Criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima é considerada a mais tropical de todas as tartarugas marinhas e na costa brasileira é encontrada desovando no norte da Bahia e Sergipe e no sul do Rio Grande do Norte, prefere viver em recifes de corais e águas costeiras rasas. Pode chegar a pesar até 86kg, e sua alimentação consiste em esponjas, anêmonas, lulas e camarões. É a 4ª maior tartaruga dentre as encontradas na costa brasileira, chegando até a 110cm.
TARTARUGA-OLIVA
A tartaruga-oliva é a menor tartaruga encontrada na costa brasileira, chegando até 72cm e pesando 42kg. Ganhou esse nome por causa da cor oliva de seu casco. Se alimentam de peixes, moluscos, crustáceos e camarões. São encontradas em águas rasas, desde o sul de Alagoas até o norte da Bahia. No Brasil é considerada como em perigo de extinção.
TARTARUGA-VERDE
Em perigo de extinção, a tartaruga-verde habita águas costeiras, ilhas ou baías com muita vegetação onde podem ficar protegidas, sendo raramente vistas em alto-mar. Podendo pesar até 160kg e medir 143cm, é a 2ª maior tartaruga encontrada no Brasil. Sua alimentação muda durante o ciclo de vida, quando é filhote tem tendências carnívoras, mas na vida adulta é herbívora, se alimentando principalmente de ervas marinhas.
TARTARUGA-CABEÇUDA
Chamada também de tartaruga-mestiça, pode ser encontrada em alto-mar quando filhote e em áreas mais profundas quando adulto, no Brasil os estados Espírito Santo, Sergipe e norte do Rio de Janeiro são locais comuns de desova. Se alimentam de caranguejos, moluscos, mexilhões e outros invertebrados, pode pesar 140kg e atingir 136cm de comprimento, sendo a 3ª maior tartaruga encontrada no Brasil. É classificada como em perigo de extinção.
TARTARUGA-DE-COURO
É chamada também de tartaruga-gigante por ser a maior de todas as tartarugas. Pode atingir até 2m de comprimento e pesar 500kg. É encontrada em todos os oceanos tropicais e temperados do mundo vivendo em alto-mar, e no Brasil sua área de desova é no norte do Espírito Santo. Se alimenta de águas-vivas, corais, anêmonas, entre outros celenterados. No Brasil está criticamente em perigo de extinção.
Para ter uma ideia do tamanho dessa tartaruga, dá uma olhada na imagem aqui embaixo! Ela compara o tamanho médio de um ser humano com todas as tartarugas mencionadas aqui.
Acadêmicos responsáveis: Douglas Rocha, Felipe Martins, Fernanda Gurgel Matakas, Karoline Troc Pires, Tamiris Loures.