Borboletas e mariposas

Imagem 1. Mariposas sortidas (Lepidoptera) na coleção de insetos da Universidade do Texas. Crédito: Wikimedia commons.

Imagem 2. Detalhe da asa de uma borboleta Crédito: Wikimedia commons.

A ordem Lepidoptera inclui as mariposas e borboletas, possuem estimadas 180000 espécies divididas em 34 subfamílias e 130 famílias, sendo 12% borboletas. Suas larvas podem ser pragas para o ser humano. Por outro lado, é um grupo muito importante para a polinização. Seu nome significa “asa com escamas”, característica da ordem, elas possuem suas asas relativamente grandes cobertas por escamas, que dão as cores e desenhos marcantes.

Imagem 3. Borboleta da espécie Papilio rutulus. Crédito: Wikimedia commons.

Imagem 4. Mariposa da espécie Opodiphthera helena. Crédito: Wikimedia commons.

Pode-se distinguir mariposas e borboletas observando hábitos e características morfológicas, as borboletas geralmente possuem hábitos diurnos e quando pousam mantém suas asas elevadas em um sentido perpendicular ao corpo, já as mariposas geralmente tem hábitos noturnos e quando pousam mantém suas asas distendidas para o lado, no mesmo plano do corpo, as antenas das borboletas são filiformes, finas com um inchaço na ponta, já a antena das mariposas não possuem o inchaço na ponta e podem possuir estruturas que aumentam a superfície melhorando a percepção sobre o meio.

Veja o video, o que é Lepitoptera.

Família Uraniidae

Imagem 5. Mariposa da subfamília Microniinae, espécie Acropteris iphiata. Crédito: Wikimedia commons.

Imagem 6. Mariposa da subfamília Uraniinae, espécie Urania leilus. Crédito: Wikimedia commons.

A família Uraniidae é uma família de mariposas diurnas, noturnas e crepusculares. Composta por quatro subfamílias, podemos destacar porém duas dessas subfamílias, Microniinae, espécies menores e em sua maioria brancas, com caudas curtas e Uraniinae com espécies maiores com caudas longas, destaca-se três gêneros Chrysiridia, Urania e Alcides, diurnas com cores vibrantes muito parecidas com borboletas.

Veja o vídeo de algumas borboletas desse gênero.

Borboleta-coruja (Caligo Spp.)

Imagem 7. Borboleta-coruja. Crédito: Wikimedia commons.

A Borboleta-coruja pertencem ao gênero Caligo, suas asas pelo lado de dentro apresentam um desenho semelhante ao rosto de uma coruja, com destaque para olhos enormes e abertos, o que dá origem ao apelido borboleta-coruja. Uma forma de mimetismo, que confunde seus predadores, os animais que caçam usando o sentido da visão, hesitam em se aproximar dessa borboleta, “imaginando” ou confundindo-a com uma coruja. Este mecanismo anti-predação protege o animal enquanto descansa, se alimenta e acasala.

Veja o vídeo que mostra o desenvolvimento de uma Borboleta-coruja.

Boorboleta vice-rei e Borboleta-monarca

Imagem 8. Borboleta Vice-rei, Limenitis archippus. Crédito: Wikimedia commons.

Imagem 9. Borboleta-monarca, Danaus plexippus. Crédito: Wikimedia commons.

As borboletas vice-rei (Limenitis archippus) apresentam grande semelhança com as Borboletas-monarca (Danaus Plexippus), que são borboletas conhecidas por apresentarem um sabor desagradável e serem tóxicas aos seus predadores, sendo assim evitadas por pássaros predadores, com evidente benefício para a “imitadora” (borboleta vice-rei), que, mimetiza a monarca, pois os predadores “aprendem” a associar o padrão de coloração (coloração de advertência ou coloração de aviso) ao sabor desagradável e evitam capturar essas borboletas.

Veja o vídeo sobre o mimetismo de algumas borboletas, inclusive a monarca e vice-rei.

 

 

Fontes:

Imagem 1. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Assorted_Moths_(Lepidoptera)_in_the_University_of_Texas_Insect_Collection_(22281153644)_(cropped).jpg.

Imagem 2. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Detalhes_da_asa_de_uma_borboleta.jpg.

Imagem 3. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wtigerswallowtail.JPG.

Imagem 4. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emperor_Gum_Moth.jpg.

Imagem 5. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acropteris_iphiata01.jpg.

Imagem 6. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Green-banded_Urania,_Tambopata_Park,_Peru.jpg.

Imagem 7. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Borboleta-coruja.JPG.

Imagem 8. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Viceroy_Butterfly.jpg.

Imagem 9. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ComputerHotline_-_Danaus_plexippus_(by)_(3).jpg.

Brasil escola, Mimetismo, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mimetismo.htm.

Britannica escola, Borboleta e ariposa, disponível no site: https://escola.britannica.com.br/artigo/borboleta-e-mariposa/.

Embrapa, Ordem Lepidoptera, disponível em: https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica/lepidoptera.

Moths of Australia, Family URANIIDAE, disponível no site: https://books.google.com.br/books?.

Oeco, Boeboleta-coruja: presa ou predador?, disponível em: https://www.oeco.org.br/blogs/fauna-e-flora/27373-borboleta-coruja-presa-ou-predador/.

 

Acadêmicos responsáveis: Alexsandra de Lima Klates; Aline Noga; Fabiana Polidorio dos Santos; Isac marcelo Gonçalves da Silva; Pedro Augusto Gonçalves Tilp.