Abelhas (Anthophila)

Imagem 1. Abelha da espécie Apis mellifera sobre uma flor. Crédito: Wikimedia commons.

Imagem 2. Abelhas jataí da espécie Tetragonisca angustula guardando a entrada da colmeia. Crédito: Wikimedia commons.

Imagem 3. Abelha mamangava da espécie Bombus terrestris. Crédito: Wikimedia commons.

Imagem 4. Abelha Jataí da espécie Trigona spinipes. Crédito: Wikimedia commons.

Quando se fala em polinização, a primeira coisa que vem na cabeça são as abelhas, elas desempenham um papel fundamental polinizando cerca de 80% das plantas com flores. A mais conhecida no mundo é a Apis Spp., uma abelha social que forma colônias, possui ferrão e é muito eficiente na produção de mel. São nativas da África e Europa, mas estão introduzidas em todos os continentes atualmente. As abelhas sociais são as mais conhecidas, porém, 85% de todas as abelhas são solitárias e fazem a maior parte do trabalho de polinização. Um bom exemplo é a mamangava, abelha enorme, e que não produz mel, e é indispensável na polinização do maracujá.

Essa abelha não é agressiva, mas pode dar uma ferroada muito dolorosa caso se sinta ameaçada. O Brasil possui cerca de 400 espécies de abelhas nativas, que produzem mel e não possuem ferrão, como a Jataí, Arapuá, Mirins, além de muitas outras solitárias e desconhecidas. Infelizmente as populações de abelhas vem diminuindo, colocando várias espécies em risco de extinção, o que é um grande problema porque esses insetos são extremamente importantes para o ecossistema, pois polinizam grande parte das plantas, também as quais se tornam nossos alimentos.

Veja a seguir um vídeo mostrando o que acontece logo após as abelhas princesas deixarem a coméia para formar sua própria colonia.

 

Vespas (Spheciformes)

Figura 1. Desenho de uma vespa do figo da espécie Blastophaga psenes. Crédito: Wikimedia commons.

As vespas desempenham papeis  muito importantes na natureza como controle de outras espécies com a relação de parasitismo, além de apresentar relações mutualísticas com espécies de plantas, como é o caso da figueira e a vespa do figo, sem essa vespa não haveria a figueira e sem a figueira a vespa não existiria.

Veja a seguir um vídeo que fala mais da relação da vespa com a figueira.

 

 

Fontes:

Figura 1. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blastophaga_psenes.jpg.

Imagem 1. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apis_mellifera_Western_honey_bee.jpg.

Imagem 2. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tetragonisca_angustula.JPG.

Imagem 3. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bumblebee_October_2007-3.jpg.

Imagem 4. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Irapu%C3%A3_-_REFON.jpg.

Agência FAPESP, Nova fase na relação entre figueiras e vespas é desvendada, disponível em: https://agencia.fapesp.br/nova-fase-na-relacao-entre-figueiras-e-vespas-e-desvendada/.

Exame, Meio bilhão de abelhas morrem no Brasil-e isso é um péssima noticia, disponível em: https://exame.com/brasil/meio-bilhao-de-abelhas-morreram-no-brasil-e-isso-e-uma-pessima-noticia/.

G1, Mamangavas são polinizadoras eficientes e representadaspor mais de 50 espécies no Brasil,disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/.

Revista Agropecuária, A importância das abelhas napolinização, disponível em: http://www.revistaagropecuaria.com.br.

Universo UFES, Abelhas nativas brasileiras, disponível em: http://universo.ufes.br/blog/2019/11/abelhas-nativas-brasileiras/.

 

Acadêmicos responsáveis: Alexsandra de Lima Klates; Aline Noga; Fabiana Polidorio dos Santos; Isac marcelo Gonçalves da Silva; Pedro Augusto Gonçalves Tilp.