Hipólito Schneider, nasceu 30 de abril de 1922 em Prudentópolis, em 1950 se mudou para cidade de Guarapuava. Autodidata em entomologia teve como principal formação o curso técnico em contabilidade. Porém, sua atividade profissional de destaque foi o curtimento de peles, onde desenvolveu técnicas em Taxidermia. Em 1949 iniciou a montagem do museu Entomológico, coletando incessantemente insetos para formar a coleção particular, e somente mais tarde inicia a coleção para Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. A partir de 1950 foram feitas as primeiras gavetas que perduram até hoje no local de exposição do museu particular. Diversas viagens foram feitas pelo Brasil para captura de insetos, com destaque para: em 1982 para Tefé e Manaus (AM) pelo Ministério da Agricultura; Belém (PA) com equipe de cientistas credenciados pelo CNPQ. Também foi para o Mato Grosso do Sul, onde capturou grande diversidade de insetos. Em Guarapuava, aonde tem origem grande parte do acervo, as coletas eram realizadas especialmente aos domingos de madrugada pelos campos e matas até o período da noite. Hipólito Schneider iniciou profissionalmente na área de entomologia em 1972 pela FAFIG (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava) atual UNICENTRO.
A montagem do material para a instituição foi oriunda de doações de gavetas e alfinetes realizadas por colaboradores. Atualmente essa coleção, denominada “Coleção Entomológica Hipólito Schneider”, está em exposição no Museu de Ciências Naturais localizado no Parque das Araucárias – Guarapuava/PR.
Veja o vídeo do Hipólito preparando o material do museu na página do facebook do Museu Entomológico Hipólito Schneider, disponível em: https://www.facebook.com/museuschneider/videos/1597753410529054/?flite=scwspnss.
Em 1988 foi agraciado com o título de “Bicho do Paraná”, com a produção da Rede Paranaense de Televisão, afiliada da Rede Globo. Também foi declarado cidadão e professor honorário pela prefeitura de Guarapuava-PR e UNICENTRO, respectivamente. Diplomado como acadêmico fundador da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava, sendo titular da cadeira n.º 35, cujo patrono é José Siqueira Rosa. Em 13 de dezembro de 2001, participou do programa Jô Soares, onde fala de sua coleção particular.
Veja o vídeo da entrevista do Hipólito no Jô Soares da página do facebook do Museu Entomológico Hipólito Schneider, disponível em: https://www.facebook.com/museuschneider/videos/1600363833601345/?flite=scwspnss.
O autodidata em entomologia Hipólito Schneider morreu aos 88 anos de idade, na madrugada de sábado do dia 08 de janeiro, no ano de 2011, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória. Hipólito ficou e, sempre será lembrado por sua paixão pelos insetos, por colecionar, catalogar e registrar em um livro a mão, mais 100 mil espécies, um trabalho de mais de 70 anos.
Fontes:
Página do Facebook do Museu Entomológico Hipólito Schneider, disponível em: https://www.facebook.com/museuschneider/?ref=page_internal.
Acadêmicos responsáveis: Alexsandra de Lima Klates; Aline Noga; Fabiana Polidorio dos Santos; Isac marcelo Gonçalves da Silva; Pedro Augusto Gonçalves Tilp.