Barata-d’água (Belostomatidae)

Imagem 1. Lethocerus medius uma espécie de Barata-s”água. Crédito: Wikimedia commons.

As Baratas d’água são insetos aquáticos pertencentes a ordem Hemiptera, a maior ordem da superordem Paraneoptera, com aproximadamente 119 mil espécies por todo o mundo, são insetos hemimetábolos, ou seja, seus filhotes, chamados de ninfa, nascem com a aparência muito parecida com o inseto adulto, são caracterizados por possuir um aparelho bucal em forma de rostro, as baratas-d’água  não são venenosos, porém, possuem uma picada dolorosa mas não grave. Esses insetos se alimentam de peixes e girinos, também existem as assustadoras baratas d’agua gigantes que podem se alimentar até mesmo de tartarugas e patos.

Veja a seguir o vídeo mostrando a agressividade de uma Barata d’água.

Barbeiro (Triatoma Spp.)

Imagem 2. Barbeiro da espécie Triatoma infestans. Crédito: Wikimedia commons.

As espécies do gênero Triatoma (conhecidos como barbeiros) podem transmitir a Doença de Chagas. Esses insetos são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. A doença de Chagas pode ser transmitida aos humanos quando o barbeiro infectado se alimenta de sangue humano e defeca próximo ao local, colocando suas fezes contaminadas com o protozoário Trypanosoma cruzi em contato com a ferida. O barbeiro pode contaminar também os humanos quando é ingerido acidentalmente através de alimentos que não tiveram processamento adequado.

Veja o vídeo a seguir para saber um pouco mais sobre o inseto vetor da doença de chagas.

 

 

Fontes:

Vídeo 1: Barata D’Água, Legendamente, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eOiICACiwZg.

Imagem 1. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Water_bug_(Marshal_Hedin).jpg.

Imagem 2. Wikimedia commons, disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Triatoma_infestans_-_ZSM.jpg.

National Geographic, Baratas-d’água gigantes comem tartarugas, patinhos e até mesmo cobras, disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2019/04/baratas-dagua-gigantes-comem-tartarugas-patinhos-e-ate-mesmo-cobras.

Portal da doença de chagas, Fisiologia, diponível em: http://chagas.fiocruz.br/fisiologia/.

Portal da doença de chagas, Morfologia, diponível em: http://chagas.fiocruz.br/morfologia/.

 

Acadêmicos responsáveis: Alexsandra de Lima Klates; Aline Noga; Fabiana Polidorio dos Santos; Isac marcelo Gonçalves da Silva; Pedro Augusto Gonçalves Tilp.