MUSCOVITA
-
Utilizados na construção de aparelhos elétricos, por causa do seu baixo coeficiente de condutibilidade térmica, por resistir a altas temperaturas e choques térmicos e por seu baixo coeficiente de dilatação.
- É usada normalmente em placas. Excelente isolante elétrico, sendo usado em condensadores, reostatos, telefones, lâmpadas elétricas e fusíveis. Já se usou também em janelas como substituto do vidro.
- A muscovita ocorre em rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, em concentrações muito variáveis, sendo formada por processos pneumatolíticos, hidrotermais e metamórficos (metamorfismo regional e de contato em condições de temperaturas baixas e altas); forma-se também na cristalização magmática de rochas ácidas, especialmente em fase final, aparecendo nos granitos com duas micas, aplitos e pegmatitos (onde a exploração industrial é feita com maior frequência, já que são corpos rochosos de granulação grossa), sendo que nos granitos a maioria dos casos resulta de transformações pós-magmáticas (metamorfismos e hidrotermalismo).