DIABÁSIO
- Rocha ígnea hipoabissal (intrusiva em outras rochas preexistentes), relativamente pobre em sílica e rica em plagioclásio cálcico.
- O diabásio normalmente ocorre em corpos rochosos consolidados a o longo do percurso do magma que, vindo de grandes profundidades, busca alcançar a superfície da Terra, percorrendo fraturas profundas, e alojando-se nas estruturas das rochas encaixantes.
- O Canyon Guartelá pode ser considerado um registro da separação da América do Sul e África e nascimento do Oceano Atlântico Sul, ocorrida no período Mesozóico, era dos dinossauros, durante a separação dos continentes, esta região apresentava um grande arqueamento da crosta, chamado de “Arco de Ponta Grossa”, fruto das forças internas do planeta que levariam à separação continental. No início deste processo originaram-se neste arco profundas fraturas, por onde extravasou uma grande quantidade de magma basáltico. Quando este vulcanismo terminou as fraturas ficaram seladas pelo material vulcânico que ascendeu por elas, compondo hoje os “diques de diabásio”.
- O Diabásio é muito utilizado como pedra britada para muitas finalidades (asfalto, concreto, etc.), e várias são as pedreiras que exploram esta rocha. Também é utilizado para a confecção de poliedros e blocos utilizados no calçamento de vias e passeios, embora este emprego seja desaconselhável em locais de grande circulação, pois a rocha tende a desgastar -se, produzindo pisos lisos e escorregadios.