AVISO: Todos os experimentos desta página contam com uma descrição escrita e uma demonstração por vídeo com conteudos equivalentes.
Globo de Plasma
O globo de plasma é um experimento relativamente comum e conhecido, muitas vezes usado como item de decoração. Muito além de sua beleza (porque raios rosas são realmente muito bonitos), o globo de plasma nos trás a oportunidade de aprender sobre algumas coisas.
O que é plasma? O que define onde esses raios vão atingir o domo de vidro? Como esse aparelho funciona?
Podemos começar respondendo o que é o plasma, que por vezes foge da nossa atenção, mas é presente no nosso cotidiano em lâmpadas fluorescentes (inclusive uma é usada nesse experimento). Plasma é o quarto estado da matéria, caracterizado por gases ionizados.
O globo de plasma tem na sua estrutura uma casca esférica de vidro que contém um gás inerte (argônio ou neônio) a baixa pressão. No centro desta casca há um globo de vidro ligado a um material fortemente condutivo (como, por exemplo, o grafite).
O globo de plasma, quando lidado, submete a esfera do seu interior a uma tensão significativa (entre 8000 V e 15000 V), os elétrons (cargas) liberados pelo gás interagem os seus átomos ().
Os raios que vemos são fruto do caminho dessas partículas do centro para a borda, onde em seu caminho ioniza o gás e o faz emitir fótons e das colisões entre as próprias partículas já ionizadas do gás sob uma diferença de potencial.
Inicialmente os raios podem partir em qualquer direção, pois todos os pontos da casca de vidro estão igualmente distantes do centro. Ao se tocar na casca de vidro, torna o caminho entre o centro e o ponto tocado pela sua mão muito mais provável, pois você está atuando como uma entidade de descarregamento das cargas elétricas (terra).
A segunda prática que pode ser realizada é aproximar uma lâmpada fluorescente do globo de plasma e verifica o que acontece. Ao tocar com uma das extremidades no globo, a lâmpada se acende até onde a mão do operador está encostada na lâmpada. Isso acontece devido ao manipulador da lâmpada passar a ser caminho para a corrente e um dos componentes elétricos deste circuito.