Passada quase uma década do retorno da Filosofia ao Ensino Médio um dos desafios dos professores, e das instituições formadoras destes, continua sendo o de fazer daquele saber de origem grega, o qual demanda um esforço reflexivo rigoroso, matéria interessante e que faça sentido para os estudantes. A esse desafio se soma uma resistência à leitura de textos particularmente densos, como são os de filosofia, o que dificulta ainda mais a inserção desses jovens nesse universo crítico-reflexivo. Dado isso, o Curso de Filosofia da Unioeste – Campus de Toledo – pretende desenvolver atividades com os jovens da educação básica, tanto por meio das escolas públicas como através de espaços comunitários como associações de bairros e Centros da Juventude, as quais possam complementar não apenas o trabalho docente realizado nas aulas de Filosofia, como de outras disciplinas, além de tratar de temáticas relacionadas com a realidade do público alvo, tais como: diversidade étnico-cultural e de gênero; cidadania; inclusão social. A estratégia pensada para tal é o uso de outra herança grega na cultura ocidental, ou seja, o Teatro. O Teatro, seu estudo e sua prática, podem, além de permitir uma relação teórica (entre Tragédia e Filosofia na Grécia antiga; a Querela do Teatro entre filósofos no século XVIII francês ou as relações do pensamento contemporâneo de Deleuze e do dramaturgo Artaud), mostra-se um eficaz e atrativo modo de abordar temas da filosofia que despertam reflexões críticas acerca das temáticas acima citadas. Para além da reflexão, a prática expressiva do Teatro, mais que auxiliar a Filosofia – como demais disciplinas – na sensibilização dos estudantes e aproximação dos alunos com os textos, acaba por se tornar um vetor das manifestações culturais locais. Assim, esse projeto que visa inicialmente o fomento de uma forma de envolvimento dos jovens da educação básica com temas da filosofia, além de possibilitar o acesso a diferentes tipos de textos, acaba por corroborar com a formação e/ou resgate do teatro amador e toda a diversidade cultural que pode ser expressa por esse meio. Os habitantes de comunidades carentes e/ou afastadas dos centros culturais, acabam por ter seu acesso ao patrimônio cultural nacional e mundial cerceado pelas padronizações das mídias de massa que acabam sendo o meio hegemônico pelo qual aqueles conhecem/reproduzem a expressão cultural. O projeto “Teatro em Ação” visa, com a formação e envolvimento dos integrantes na pesquisa do uso do Teatro como meio sensibilizador, fazer com que a comunidade acadêmica se faça presente na comunidade externa, atuando especialmente em comunidades com baixo IDH, fomentando a reflexão e apresentando uma forma alternativa de expressar – não apenas sua história passada e presente, mas – suas demandas. Além de promover a diversidade cultural, o projeto viabiliza a relação mais íntima do público alvo com a produção de texto, pois a partir das leituras dramáticas os participantes serão motivados à produção de resenhas críticas e textos de sua autoria. Por fim, essas estratégias visam criar meios de enfrentamento aos problemas inicialmente apresentados.
Equipe:
Remi Schorn (coordenador);
Rodrigo Cavalheiro de Lima;
Bruna dos Santos da Luz;
Junior Luiz Ferreira da Cunha;
Patrícia Joca Martins;
Cristiele Rhoden;
