A identificação de problemas visuais em escolares é abordagem preventiva que visa impedir a evolução da doença e melhorar o aprendizado e o aproveitamento escolar. Impõe-se, portanto, que essas crianças tenham acesso à assistência oftalmológico para desenvolver integralmente suas capacidades e potencialidades. Os professores do ensino fundamental podem atuar na detecção precoce da acuidade visual em crianças e adolescentes desde que adequadamente treinados para a avaliação de problemas visuais. Neste projeto, objetivamos detectar precocemente problemas visuais em escolares e capacitar professores da rede municipal de ensino do município de três municípios de faixa de fronteira do estado do Paraná: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipú e Medianeira. A avaliação da acuidade visual será realizada utilizando a tabela de Snellen. Os professores a serem capacitados serão selecionados pela Secretaria da Educação dos referidos municípios. A capacitação terá uma parte teórica e outra prática, com duração total de 4 horas e ocorrerá com grupos de 20 a 30 professores em cada encontro. Espera-se com este projeto possa capacitar todos os professores selecionados dos três municípios selecionados, assim como, realizar a detecção de problemas de baixa acuidade visual em escolares do ensino fundamental dos referidos municípios, procedendo com o encaminhamento ao serviço de saúde dos escolares com problemas visuais, permitindo que o projeto promova a saúde dos escolares da faixa de fronteira
Equipe:
Oscar Kenji Nihei (coordenador);
Ivanete Sema do Nascismento;
Eunice de Freitas Israel;
Camila Barbosa Pedro;