A proposta consta da manutenção de uma orquestra vocal/instrumental, a Orquestra Latino-Americana da Unespar, para a pesquisa e execução de canções produzidas por compositores latino-americanos, contemplando as suas mais variadas vertentes. A ação a ser desenvolvida a partir de janeiro de 2017 dá continuidade à ação desenvolvida durante os anos de 2014, 2015 e 2016, direcionando as atividades para os municípios e comunidades do entorno (microrregião) dos campi de União da Vitória e Paranaguá. O repertório abrangerá o cancioneiro da América Latina visando a democratização desse importante patrimônio musical, considerando seu conteúdo textual, que dialoga diretamente com questões políticas da América Latina, ou de seu conteúdo musical, sobretudo para os interessados em aspectos rítmicos do repertório. A Orquestra Latino-Americana da UNESPAR – OLA tem como fundamento para a sua concepção o modelo de orquestra concebida e utilizada pelo Maestro Roberto Gnattali no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tal modelo mistura instrumentos tradicionalmente utilizados em orquestra com instrumentos elétricos, ditos “populares”, como o baixo elétrico, a guitarra e a bateria. Procura assim uma forma de circulação entre a cultura erudita e a popular. Na OLA há um aspecto inovador em relação ao modelo que é o projeto de incluir instrumentos de origem latino-americana, ou amplamente utilizados na cultura musical da América Latina, como a zampoña, a quena, o tarol., a rabeca, o pífano, o bombo leguero e tantas outras possibilidades no rol de instrumentos utilizados nos arranjos. A concepção que anima o projeto tem, ainda, como base e inspiração a concepção de cultura de autores dos Estudos Culturais como Raymond Williams e sua “cultura comum”. É latente no projeto, também, a ideia de gênero de discurso de Mikhail Bakhtin e os possíveis diálogos com a ideia de gêneros musicais.
Equipe:
Simone do Rocio Cit (coordenadora);