A utilização de materiais demonstrativos de acervos didáticos e museus pode tornar o aprendizado mais significativo, ajudando na compreensão dos conteúdos de zoologia nas disciplinas de ciências e biologia .  Ao utilizar uma proposta diferenciada de ensino e aprendizagem e como metodologia a utilização de material zoológico itinerante, assim como, exposições e oficinas ofertadas na universidade, permite ao aluno, o estudo investigativo, possibilitando observações referentes ao conteúdo de zoologia e  ressaltando a importância da preservação ambiental. De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino de Ciências/Biologia, o aluno aprende os conceitos científicos quando consegue relacioná-los com situações vivenciadas por ele, onde os mesmos passam a ter sentido e significado.

As práticas em Zoologia constituem uma importante ferramenta para o estudo da importância, biologia e biodiversidade dos animais, que podem ser aplicadas tanto nas escolas quanto em comunidades que praticam o uso de alguns organismos como forma de sustento. No litoral do Paraná algumas espécies nativas de moluscos, como as ostras, representam uma atividade informal de comercialização entre os pequenos produtores, que abastecem especialmente os mercados públicos de pesca da região.  Porém, a falta de informação do pequeno produtor quanto a biologia dos organismos, muitas vezes,  resulta em prejuízo e/ou abandono da atividade por parte do pescador, como é observado em algumas comunidades do litoral do Paraná.  Portanto, este trabalho tem como objetivo geral promover conhecimento e discussões sobre aspectos zoológicos relevantes à sociedade para comunidades e estudantes dos níveis fundamental, médio e superior da região de Ponta Grossa, Curitiba, Pontal do Paraná e Matinhos/Guaratuba, visando à educação ambiental e o conservacionismo através de exposições e confecção de material didático.

Equipe:

Susete Wambier Christo (coordenadora);
Ana Flávia Monteiro;
Marilise Silva Meister;
Ingridy Moara Severino;
Anderson Fidelix;