O presente Projeto trata de ação proposta e aprovada no âmbito do Programa governamental Universidade Sem Fronteiras, no qual se pretende levar o conhecimento produzido na universidade para as comunidades mais carentes, cumprindo assim o papel social da universidade que é o de produzir conhecimento para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e, em se tratando de universidade estadual, enfoca especialmente a população do Paraná. Nesse sentido, e atendendo a exigência do edital do Programa, este projeto visa atingir alunos e professores da educação básica de Ponta Grossa que apesar de apresentar IDHM (Índice de desenvolvimento humano municipal) de 0,763 – considerado alto – apresenta ainda bolsões de pobreza. Além dele fará parte do projeto a escolas da cidade de Reserva que conta com um dos IDHM mais baixos do estado (0,618). Os critérios de escolha estão ligados às possibilidades de deslocamento e de acolhimento das escolas, visando à exequibilidade do projeto. O projeto se propõe a levantar junto a estudantes de escolas de ensino fundamental e médio temas emergentes que não são tratados diretamente pelos currículos escolares, mas que afetam diretamente suas vidas. Essas temáticas serão tratadas a partir da metodologia de História Oral com o intuito de coleta de informações, mas também de empoderamento dos sujeitos a partir da apropriação de sua própria história. O projeto também contará com ações de desenvolvimento de competências midiáticas como forma de exercício de leitura crítica do mundo e de intervenção.

Equipe:

Márcia Barbosa da Silva (coordenadora);
Lucimara Cristina de Paula;
Nelson Silva Junior;
Robson Laverdi;
Valdir Heitkoeter de Melo Junior;
Denise Cristina Madureira Mino;
Jeynnie Liohanna Ruths;
Pauane Caroline Heidmann;
Thomas Maycon Maciel;
Beatriz Roscosz;