A questão ambiental está presente e é significativa na sociedade contemporânea, seja nas práticas sociais de modo geral, no universo do ensino acadêmico ou básico. Contudo, ainda observa-se uma distância entres os debates no âmbito do ensino e das práticas sociais, entre as políticas públicas e as realidades vivenciadas pela população. Neste sentido, a partir da visualização concomitante desta necessidade e fragilidade, é que se estabelece a problemática em questão. A mesma questiona como a Universidade junto da Comunidade, via escolas e moradores, pode estabelecer ações no sentido de sensibilizar, conscientizar e mobilizar para alterações de posturas junto as questões ambientais que afetam grupos específicos. Desta maneira, a execução da proposta apresentada é uma oportunidade dos bolsistas praticarem sua futura profissão a partir das investigações bibliográficas, visitas in loco, organização de planos para desenvolvimento de atividades com alunos da Educação Básica, por consequência seus familiares e comunidade e, também sugerir práticas sociais para melhoria do ambiente onde vivem. Trata-se de uma oportunidade de colocar os acadêmicos bolsistas em situação de investigador como princípio educativo e colaborador social. Isto é, sua formação estará sendo praticada de maneira articulada, sob o viés da pesquisa, ensino e extensão, em benéfico da sociedade, neste caso, buscando minimizar questões ambientais desfavoráveis à população. O objetivo principal do projeto é sensibilizar, Conscientizar e Mobilizar a população de bairros em situação de vulnerabilidade ambiental em Cornélio Procópio – PR, para os cuidados com o ambiente em que vivem, a partir de intervenções junto a comunidade local e escolas do ensino básico que a atende.

Equipe:

Waldiney Gomes de Aguiar (coordenador);
Carla Holanda da Silva;
Ricardo Campos;
Hilário Helbe Junior;
Fabiana Custódio de Lima;
Pâmela dos Santos Abintes;
Patrícia Aparecida Rodrigues;
Tamires Barbara Toneze Queiroz;