O presente projeto de extensão, envolve ações para a melhoria do Ensino Médio nas aldeias do Paraná, por meio do letramento intercultural que abrange o melhor uso e compreensão da Língua Portuguesa, o registro e valorização das memórias, conhecimentos e línguas indígenas na comunidade Kaingang do Ivaí e nas comunidades Kaingang, Guarani e Xetá de São Jerônimo, evolvendo 3 municípios: Manoel Ribas, Pitanga e São Jerônimo da Serra. Busca contribuir com a construção de currículos interculturais, em atendimento à legislação da educação específica, diferenciada e bilíngue nas escolas indígenas, bem como para a maior inserção e visibilidade das línguas indígenas, reconhecimento e respeito das línguas e culturas minoritárias.

O projeto tem como objetivo instrumentalizar alunos indígenas do Ensino Médio de comunidades Kaingang, Guarani e Xetá no Paraná, no fortalecimento de seu processo de letramento em Língua Portuguesa, bem como na valorização das línguas indígenas por meio de oficinas de escrita/ilustração, pesquisas de campo, registros, produção de materiais didáticos e divulgação de seus conhecimentos culturais. Objetivos Específicos: – Realizar oficinas de leitura, interpretação, produção e ilustração de textos e oficinas lúdicas, para estimular a reflexão dos jovens sobre diferentes eventos de letramento presentes nas aldeias, como falas em alto-falante, decisões coletivas, textos orais das assembleias, regras de convivência, rituais religiosos, pinturas corporais, jogos de futebol, festas, produção do artesanato, danças e outros, com alunos indígenas de Ensino Médio no Paraná a partir de diversos gêneros textuais em língua portuguesa e indígena. – Auxiliar os alunos no registro de material cultural escrito e oral de suas próprias comunidades – narrativas, histórias de vida, mitos, entre outros aspectos – de forma bilíngue, nas línguas Portuguesa, Kaingang, Guarani e Xetá. – Realizar Curso de Extensão com professores do Ensino Médio das escolas indígenas das aldeias Ivaí e São Jerônimo sobre a relevância do Currículo Intercultural e da perspectiva de letramento no Ensino Médio. – Produzir um Arquivo de Memória com os resultados das pesquisas de campo a ser disponibilizado nas Bibliotecas das Escolas Indígenas envolvidas no Projeto, e da UEM para subsidiar estudos, pesquisas e produção de materiais didáticos bilíngues. – Sistematizar o material registrado e compor, junto com os alunos indígenas do Ensino Médio, um Jornal Informativo Bilíngue (com nome a ser escolhido pelos indígenas) para ser distribuído na comunidade e cidades do entorno: Manoel Ribas, Pitanga e São Jerônimo da Serra. – Divulgar as línguas e as culturas indígenas em seu entorno com a participação de jovens estudantes do Ensino Médio. – Organizar um Cantinho de Leitura, em local acessível à comunidade indígena para que as produções dos estudantes do Ensino Médio das Terras Indígenas envolvidas sejam visualizadas, manuseadas e lidas por pessoas da comunidade que não frequentam a escola, estimulando assim o hábito da leitura. – Contribuir com as estratégias do estado do Paraná para o reconhecimento, valorização e preservação das culturas e línguas indígenas kaingang, guarani e xetá.

Equipe:

Isabel Cristina Rodrigues  (coordenadora);
Rosangela Célia Faustino;
Alba K.T.Feldman;
Lúcio Tadeu Mora;
Pedro Pablo Velasquez;
Marcos Vinícius Rodrigues Costa;
Marcela Nagao;
Arieli Knop;
Ayla Chante;
Lana Polini;
Welle Cabreira de Lima;
Andreia Rodrigues Oshino;
Raquel Polizeli;