Numape Florescer participa de Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa

O projeto Numape: produção e utilização de materiais audiovisuais no enfrentamento à violência contra a mulher – Florescer participou da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa (segunda quinzena de agosto), organizada localmente pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava. O primeiro dia de evento (23.08) foi marcado pelo lançamento dos materiais audiovisuais produzidos pela equipe do projeto. “Ele trocou todos os cadeados da janela”, “você é feia”, “você não merece viver”, “eu era uma prisioneira” são algumas das falas que contam as estórias de Vera e Rosa, mulheres vítimas de violência doméstica em Guarapuava, conforme relatos vistos pelos presentes no evento, no Campus Santa Cruz da Unicentro.

“O País registra 10 estupros coletivos por dia”, destaca a coordenadora Ariane Pereira (Foto: André Justus)

Ambas buscaram ajuda, após anos de sofrimento e hoje são exemplo para outras que vivem a mesma realidade. Mas para a professora da Unicentro e coordenadora do projeto, Ariane Pereira, nem todas as mulheres vítimas conseguem isso. “Elas não procuram ajuda, pois a sociedade ainda aponta o dedo para quem foi violentada”, explicou Ariane, durante sua fala de abertura, alertando que o reconhecimento de uma pessoa como vítima de violência é um processo doloroso. Diante disso, percebeu-se a necessidade de criar o Florescer para buscar uma comunicação que falasse diretamente com essa mulher, completou a docente.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran, o projeto se destaca ao elaborar e disseminar materiais pensados exclusivamente para mulheres, em uma linguagem e abordagem corretas, ampliando o seu alcance. Além disso, lembra que os materiais não auxiliarão apenas a região de Guarapuava. “Nós fizemos uma parceria com a Câmara Técnica Estadual de Gestão do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, onde esse material vai ter alcance para todos os municípios que tenham secretarias e organizações de políticas públicas para as mulheres, dando destaque para a nossa cidade também”, comenta.

Os materiais produzidos pelo Florescer foram entregues para as autoridades presentes (Foto: André Justus)

A aproximação da Secretaria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste é uma conquista importante para todos, diz o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona. “É muito importante, pois são dois entes públicos que, em conjunto, trabalham no enfrentamento da violência contra a mulher”, comenta o dirigente. “Esses materiais contribuirão para uma nova cultura, uma cultura de maior respeito nas relações de gênero. E isso é hoje para o mundo um tema de grande importância. A Universidade sente-se bastante realizada em poder apresentar resultados positivos, pois está cumprindo a sua missão com a sociedade”, finaliza.

O Numape: Florescer é uma das mais de 100 propostas que têm sido financiadas desde o começo do ano por meio do programa Universidade Sem Fronteiras (USF), uma das maiores ações extensionistas do Brasil. Estas mais de 100 iniciativas são operacionalizadas diretamente pelas sete universidades estaduais do Paraná – Unioeste, UENP, Unespar, UEL, UEM, UEPG e Unicentro, com recursos obtidos por meio de edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

Mais fotos em: https://goo.gl/x7216J

Por André Justus / Mídia e Memória Sem Fronteiras