Projeto do USF promove leitura dramática

O projeto Teatro em Ação, desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Filosofia da UNIOESTE, Campus de Toledo. Projeto aprovado pelo programa Universidade Sem Fronteiras, com recursos da SETI-PR.

Apresentou durante a XX Semana Acadêmica de Filosofia – O Ensino e a Filosofia da Ciência: Desafios e Perspectiva – que ocorreu no período de 31 de julho a 04 de agosto de 2017. A leitura dramática “A Vida de Galileu” de Bertolt Brecht, no dia 02 de agosto de 2017, às 20h, no mini auditório da UNIOESTE, Campus Toledo.

O projeto Teatro em Ação tem por finalidade utilizar-se do teatro para a sensibilização do ensino de filosofia, isto é, tornar mais dinâmica e palatáveis as discussões e reflexões filosóficas, atuando em colégios do ensino médio e nos centros da juventude da cidade de Toledo e Vera Cruz do Oeste. Como objetivo secundário, o projeto visa fomentar a formação de grupos de teatro no meio acadêmico e na comunidade onde estará atuando.

Com o intuito de integrar toda a comunidade acadêmica interna e externa da universidade, os bolsistas do projeto foram em busca de novos voluntários e convidados para ajudarem na realização da leitura dramática. Pois um dos pontos principais do projeto é fomentar um grupo de tetro na universidade.

A escolha pela peça foi feita justamente pelo tema da semana acadêmica ser tangente a Filosofia da Ciência, sendo assim, relembrar no palco a história de um dos maiores cientistas seria algo inédito feito pelos alunos. Foram cerca de dois meses de ensaios, em meio a oficinas de exercícios teatrais, com participação de profissionais do ramo, como o ator e professor Cicero Pereira, que ministrou a oficina “O Teatro e Suas Linguagens”, promovida pelo projeto Teatro em Ação no dia 15 de julho nas dependências da UNIOESTE, Campus Toledo.

Pela segunda vez, por meio de eventos, os participantes superaram as expectativas para com os objetivos do projeto, pois conseguiu a participação de várias pessoas do meio universitário e da comunidade em geral, prometendo a continuidade do trabalho e a permanência desse grupo para um novo espetáculo. A interação do público serviu para incentivar os integrantes do projeto bem como os voluntariados a continuar buscando esta interação e transformação humana por meio do teatro.

O evento, além de difundir a cultura e inspirar as pessoas, mostrou como a arte é um poderoso instrumento para o conhecimento e uma preciosa ferramenta para a interdisciplinaridade, fornecendo uma interação dos diversos ramos do saber como a filosofia, a arte e a ciência.

Por: Assessoria de Imprensa Unioeste