Projeto do USF exibe filmes produzidos por alunos da Vila Jordão em Guarapuava

Projeto do USF exibe filmes produzidos por alunos da Vila Jordão em Guarapuava

No último mês, os alunos da Escola Municipal Enoch Tavares e do Colégio Estadual Bibiana Bitercourt, na Vila Jordão, tiveram a oportunidade de ver em primeira mão as produções audiovisuais que produziram durante a oficina de cinema, ofertada e orientada por alunos da Universidade Estadual Centro-Oeste (Unicentro).

O aluno do 1º ano do Ensino Médio, Gabriel Vinicius Macel, conta que é a primeira vez dentro de uma sala de cinema e que, melhor ainda, é ser espectador de um filme seu e de seus colegas de turma. As oficinas duraram 4 meses com aulas semanais e para Gabriel, que cresceu no bairro Jordão, foi uma oportunidade de aprender algo diferente na escola. “Fazer a oficina foi legal, nunca tinha feito isso, mas sempre que acontece algum erro durante a cena, temos que gravar tudo novamente até ficar do jeito que queremos”, comenta.

O coordenador Eduardo Yamamoto abre a sessão de cinema (Foto: André Justus)

O ‘Cine Jordão’ é uma das mais de 100 iniciativas financiadas pelo programa Universidade Sem Fronteiras (USF), com recursos obtidos por meio de edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

Nesse primeiro momento, quatro curta metragens e uma exposição fotográfica foram desenvolvidos como resultado das oficinas. Segundo o coordenador, Eduardo Yuji Yamamoto, o projeto nasceu de uma tentativa de conciliar comunicação comunitária e cinema. A prática está sendo bem recebida desde 2016, já que é o segundo ano que o projeto acontece, anteriormente foi realizado em outro bairro de Guarapuava, o Morro Alto. “Para os alunos é uma oportunidade de ter acesso a um conhecimento que é produzido na universidade. Enquanto isso, para os alunos da Unicentro é fundamental conhecer uma outra realidade que muitas vezes não é a deles. É uma experiência extremamente importante para a formação de cada um”, explica.

Técnicas básicas de fotografia e filmagem foram ensinadas por alunos de Comunicação Social e Arte para auxiliar nas produções. O publicitário e bolsista, Thomas Przybysewski, conta que foi muito bom ensinar os alunos e acompanhar o crescimento de cada um. “O projeto é tão importante para as crianças quanto para a gente. Eu acho que o conhecimento pessoal que adquiri foi muito grande, tive contato com pessoas diferentes. Fiz parte do cotidiano e conheci suas dificuldades”, comenta.

As temáticas de aventura e ação foram retratadas nas obras produzidas, com direito a histórias de alienígenas, de maldições, de assaltos e um pouco de terror. “O Cine Jordão foi fantástico para que meus alunos construíssem um novo olhar. Eu percebi neles que esse entendimento da arte e do cinema foi muito claro. A teoria aliada da prática foi essencial, um processo que é muito importante no aprendizado deles”, finalizada a professora de Artes da Rede Estadual, Denise Holzer.

A segunda parte do projeto será destinado para a produção de um documentário sobre o bairro, mostrando o cotidiano, os lugares e as famílias que vivem ali. Será o momento dos alunos, como o Gabriel, apresentarem sua comunidade para todos.

Por André Justus / Mídia e Memória Sem Fronteiras

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