Projeto do USF de Foz realiza testes de visão em caminhoneiros

Caminhoneiro há 18 anos, Reginaldo Kluber (44) passou por uma experiência diferente semanas atrás. Uma experiência positiva: Kluber participou de testes de visão oferecidos pelo projeto ‘Detecção e Prevenção de Problemas Visuais’, um das mais de 100 iniciativas que têm sido financiadas em todo o Estado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti/PR). “Nós quase não temos tempo pra cuidar da saúde, e quando conseguimos uma folguinha, não dá tempo para nada. Seria bom que sempre tivéssemos esses exames, dessa vez o resultado deu bom, mas tem que sempre estar cuidando”, comenta o motorista de Guarapuava, que passava por Foz do Iguaçu, cidade sede do ‘Detecção e Prevenção de Problemas Visuais’, levado adiante por uma equipe da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste).

O teste foi realizado com motoristas brasileiros e estrangeiros (Foto: Eunice Freitas)

A ação da Unioeste integrou as comemorações do Dia do Caminhoneiro. Liderada pelo Sest-Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), a iniciativa ofereceu diversos serviços de cuidados com a saúde dos motoristas. Entre esses, os testes de visão promovidos pelo projeto de extensão da Unioeste.

De acordo com a enfermeira e bolsista do projeto Eunice Freitas, a maior parte dos motoristas que realizaram o teste apresentaram baixa acuidade visual, ou seja, baixa capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. “Foram realizados 88 testes de acuidade com motoristas brasileiros e estrangeiros, sendo que 71 dos avaliados apresentaram baixa acuidade visual e 17 boa acuidade; é um resultado muito significativo, principalmente para essa profissão em que a visão é tão importante”, afirma.

O Detecção e Prevenção de Problemas Visuais, cabe recordar, é uma das mais de 100 iniciativas operacionalizadas diretamente pelas sete universidades estaduais do Paraná – Unioeste, UENP, Unespar, UEL, UEM, UEPG e Unicentro, com recursos obtidos por meio de edital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti/PR.

Por Jasmine Horst/Mídia e Memória Sem Fronteiras