Foram adicionados os materiais apresentados no Minicurso “Iniciação à Pesquisa 2017”. Os arquivos podem ser acessados na página Downloads. Confira ;D

Sobre

O Setor de Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Santa Cruz conta com um laboratório de Pesquisa com sete máquinas (computadores com acesso à internet). Essa sala foi inaugurada no ano de 2007 e foi fruto de um Edital encaminhado à Fundação Araucária, que previa investimentos em infraestrutura para as universidades paranaenses.

Além desse laboratório o PPGAdm possui,  duas salas com 5 computadores e 9 mesas, sendo 3 computadores e uma sala e 2 na outra, também contém Impressora, Notebook, Data-Show, Software e SPSS. O público a quem está destinado o laboratório são os alunos do PPGAdm e os professores.

Os responsáveis pelo laboratório são: Linha 1 – Prof.Dr. Sílvio Roberto Stefano e Linha 2 – Prof.Dr. Marcos Roberto Kuhl, contando com os demais orientadores; Fernando Franco Netto, João Francisco Morozini, Juliane Sachser Angnes, Léo Raifur, Luiz Fernando Lara, Marcos de Castro, Marlete Beatriz Maçaneiro, Sandro Rautenberg, Zoraide da Fonseca Costa, Erivelton Fontana de Laat, tendo também os bolsistas Técnicos da Fundação Araucária: Bruna Rafaelly Milosz e Matheus Cunha Kuhl. As áreas de conhecimento são Administração de Empresas, Ciências Sociais Aplicadas, Administração. O público Alvo é o público interno da Universidade

O Laboratório de Métodos Qualitativos e Quantitativos em Administração e Ciências Sociais Aplicadas (LMQQA) do PPGAdm – nasceu, juntamente com o Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, com vistas a atender a demandas do curso e ao fortalecimento do programa e das pesquisas desenvolvidas em âmbito de pós-graduação  e por bolsistas de Iniciação Científica. Dentre as demandas destaca-se a necessidade de congregar e de unificar os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Sesa, considerando a interface entre os Estudos de Gestão, Contabilidade, Economia e Secretariado Executivo que só acontece por meio de um trabalho conjunto ligado a objetivos comuns e relevantes em torno das linhas de pesquisa do programa e consolidação.

Outra necessidade geradora da implementação do Laboratório liga-se à programação de intercâmbios com outros programas de pós-graduação em Administração e programas de Iniciação Científica, com vistas à produção e disseminação do conhecimento por meio de discussões teórico-práticas que contemplem as demandas das instituições e programas envolvidos. A operacionalização de encontros e seminários pode  acontecer de forma presencial ou por web-conferência.

Além disso, o laboratório é um espaço destinado a pesquisadores, a acadêmicos do PPGAdm e a bolsistas de Iniciação Científica, de modo que os trabalhos atendam às especificidades da pesquisa desenvolvida no Programa e na Iniciação Científica, de modo direcionado e específico da área de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Secretariado Executivo, promovendo a interface. O Laboratório é, também, o lugar em que devem estar disponibilizados arquivos e acervos bibliográficos a pesquisas, possibilitando que estes possam vir a constituir corpus em mais de uma pesquisa, atendendo às diferenças teóricas, na presente proposta, em relação ao Espaço urbano, temática em que os orientados na proponente do projeto desenvolvem pesquisas. Além desses, também, os acadêmicos participantes do programa de Iniciação Científica desenvolvem projetos.