DISSERTAÇÕES – TURMA 2015
DOCENTE | ORIENTADOR | |
Élen Ramos | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
Fernanda Priscila Carraro | Drª Loremi Loregian-Penkal | Dissertação |
Juliana Schinemann | Drª Luciane Baretta | Dissertação |
Monica Lopes | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
Tatiane da Luz Walczak | Drª Loremi Loregian-Penkal Coorientadora: Drª Lucelene T. Franceschini |
Dissertação |
DISSERTAÇÕES – TURMA 2014
DOCENTE | ORIENTADOR | |
Elizabete Guimarães Daros | Drª Luciane Baretta | Dissertação |
Josiete Cristina Schneider Queroz | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
Likelli Simão Bender | Drª Luciane Baretta | Dissertação |
Marco Antonio Cacilho | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
Vanessa Aparecida Deon | Drª Loremi Loregian-Penkal Coorientadora: Drª Lucelene T. Franceschini |
Dissertação |
DISSERTAÇÕES – TURMA 2013
DOCENTE | ORIENTADOR | |
Everton Gelinski Gomes de Souza | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
SELEÇÃO DE OBRAS:
BAGNO, M. Português ou brasileiro? São Paulo: Parábola, 2002. |
BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012. |
BARRETO, M. S.; SALGADO, A. C. A Sociolinguística no Brasil. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2009. |
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. |
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005. |
BORTONI-RICARDO, S. M. Do campo para a cidade. São Paulo: Parábola, 2012. |
BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. |
BORTONI-RICARDO, S. M. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014. |
CALVET, L. J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2009. |
CASTILHO, A. de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2014. |
ELIAS, V. M. (org.). Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2013. |
GORSKI, E.; COELHO, I. (orgs.). Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015. |
GUY, G. e ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa. São Paulo: Parábola, 2007. |
ILARI, R. ; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2012. |
KENT, R. D. Análise acústica da fala. São Paulo: Cortez, 2015. |
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. |
LAGARES, X.; BAGNO, M. Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. |
MARTINS, M. A.: VIEIRA, S. R.: TAVARES, M. A. (orgs.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. |
MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2013. |
NARO, A. J. ; SCHERRE, M. Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009. |
SILVA, R. P. A Sociolinguística e a língua materna. Curitiba: IBEPEX, 2013. |
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2014. |
VOTRE, S. e RONCARATI, C. (orgs.). Anthony Julius Naro e a Linguística no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. |
WEINREICH, U.; HERZOG, M.; LABOV, W. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006. |
ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015. |