DISSERTAÇÕES – TURMA 2015

DOCENTE ORIENTADOR
Élen Ramos Drª Lidia Stutz Dissertação
Fernanda Priscila Carraro Drª Loremi Loregian-Penkal Dissertação
Juliana Schinemann Drª Luciane Baretta Dissertação
Monica Lopes Drª Lidia Stutz Dissertação
Tatiane da Luz Walczak Drª Loremi Loregian-Penkal
Coorientadora: Drª Lucelene T. Franceschini
Dissertação

DISSERTAÇÕES – TURMA 2014

DOCENTE                           ORIENTADOR                      
Elizabete Guimarães Daros Drª Luciane Baretta Dissertação
 Josiete Cristina Schneider Queroz  Drª Lidia Stutz  Dissertação
 Likelli Simão Bender  Drª Luciane Baretta  Dissertação
 Marco Antonio Cacilho  Drª Lidia Stutz  Dissertação
Vanessa Aparecida Deon  Drª Loremi Loregian-Penkal
Coorientadora: Drª Lucelene T. Franceschini
 Dissertação

DISSERTAÇÕES – TURMA 2013

DOCENTE ORIENTADOR
Everton Gelinski Gomes de Souza Drª Lidia Stutz Dissertação

 SELEÇÃO DE OBRAS:

BAGNO, M. Português ou brasileiro? São Paulo: Parábola, 2002.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012.

BARRETO, M. S.; SALGADO, A. C. A Sociolinguística no Brasil. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2009.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BORTONI-RICARDO, S. M. Do campo para a cidade. São Paulo: Parábola, 2012.

BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

BORTONI-RICARDO, S. M. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.

CALVET, L. J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2009.

CASTILHO, A. de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2014.

ELIAS, V. M. (org.). Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2013.

GORSKI, E.; COELHO, I. (orgs.). Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.

GUY, G. e ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa. São Paulo: Parábola, 2007.

ILARI, R. ; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2012.

KENT, R. D. Análise acústica da fala. São Paulo: Cortez, 2015.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.

LAGARES, X.; BAGNO, M. Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.

MARTINS, M. A.: VIEIRA, S. R.: TAVARES, M. A. (orgs.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2013.

NARO, A. J. ; SCHERRE, M. Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009.

SILVA, R. P. A Sociolinguística e a língua materna. Curitiba: IBEPEX, 2013.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2014.

VOTRE, S. e RONCARATI, C. (orgs.). Anthony Julius Naro e a Linguística no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.

WEINREICH, U.; HERZOG, M.; LABOV, W. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006.

ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

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