DISSERTAÇÕES – TURMA 2015
| DOCENTE | ORIENTADOR | |
| Élen Ramos | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
| Fernanda Priscila Carraro | Drª Loremi Loregian-Penkal | Dissertação |
| Juliana Schinemann | Drª Luciane Baretta | Dissertação |
| Monica Lopes | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
| Tatiane da Luz Walczak | Drª Loremi Loregian-Penkal Coorientadora: Drª Lucelene T. Franceschini |
Dissertação |
DISSERTAÇÕES – TURMA 2014
| DOCENTE | ORIENTADOR | |
| Elizabete Guimarães Daros | Drª Luciane Baretta | Dissertação |
| Josiete Cristina Schneider Queroz | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
| Likelli Simão Bender | Drª Luciane Baretta | Dissertação |
| Marco Antonio Cacilho | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
| Vanessa Aparecida Deon | Drª Loremi Loregian-Penkal Coorientadora: Drª Lucelene T. Franceschini |
Dissertação |
DISSERTAÇÕES – TURMA 2013
| DOCENTE | ORIENTADOR | |
| Everton Gelinski Gomes de Souza | Drª Lidia Stutz | Dissertação |
SELEÇÃO DE OBRAS:
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BAGNO, M. Português ou brasileiro? São Paulo: Parábola, 2002. |
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BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2012. |
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BARRETO, M. S.; SALGADO, A. C. A Sociolinguística no Brasil. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2009. |
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BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004. |
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BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005. |
|
BORTONI-RICARDO, S. M. Do campo para a cidade. São Paulo: Parábola, 2012. |
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BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. |
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BORTONI-RICARDO, S. M. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014. |
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CALVET, L. J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2009. |
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CASTILHO, A. de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2014. |
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ELIAS, V. M. (org.). Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2013. |
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GORSKI, E.; COELHO, I. (orgs.). Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015. |
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GUY, G. e ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa. São Paulo: Parábola, 2007. |
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ILARI, R. ; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2012. |
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KENT, R. D. Análise acústica da fala. São Paulo: Cortez, 2015. |
|
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. |
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LAGARES, X.; BAGNO, M. Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. |
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MARTINS, M. A.: VIEIRA, S. R.: TAVARES, M. A. (orgs.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. |
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MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2013. |
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NARO, A. J. ; SCHERRE, M. Origens do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009. |
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SILVA, R. P. A Sociolinguística e a língua materna. Curitiba: IBEPEX, 2013. |
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VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2014. |
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VOTRE, S. e RONCARATI, C. (orgs.). Anthony Julius Naro e a Linguística no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. |
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WEINREICH, U.; HERZOG, M.; LABOV, W. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006. |
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ZILLES, A. M. S.; FARACO, C. A. Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015. |