Políticas Públicas para o Ensino e Formação de Professores de Línguas e Literaturas.
“A mesa tem o intuito de promover um espaço para debate a partir de quatro importantes enfoques direcionados para o ensino de Línguas Estrangeiras, Língua Portuguesa e Literaturas frente às demandas político-educacionais. Primeiramente, apresentamos considerações acerca das recentes mudanças em relação à oferta da Língua Espanhola na Educação Básica. As mudanças políticas impostas pela recente Lei do Ensino Médio, atrelada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desconsideram o espaço criado para a formação de professores na área, bem como descarateriza esta área do conhecimento ao excluí-la do rol de disciplinas da educação básica. No segundo enfoque refletimos sobre o ensino da língua portuguesa com as articulações e apresentação da BNCC e os possíveis impactos do documento no trabalho docente na escola. No terceiro enfoque sublinhamos a necessidade de coerentes concepções de língua, literatura, linguagem, leitura, texto e leitor, a fim de abrir todo um caminho para uma (re)formulação do próprio objeto do ensino de língua e de literatura para uma perspectiva de prática social em que o educando amplia a sua capacidade linguística para as situações de uso e vivencia a experiência com a literatura que considere não a segmentação disciplinar de saberes atreitos às duas áreas, mas sim o diálogo entre ambas. O quarto enfoque suscita a necessidade de trabalhos interdisciplinares para leitura em documentos oficiais em língua estrangeira e língua portuguesa. A partir de prescrições educacionais brasileiras de Ensino Médio mapeamos dimensões de linguagem explicitadas a fim de tecer reflexões sobre os direcionamentos dados aos docentes para a prática de ensino em ambas as propostas. Consideramos, portanto, que as políticas públicas demandam estudos profundos das implicações que geram descompasso nas práticas de ensino das linguagens e de formação de professores.”