O projeto de integração ensino, pesquisa e extensão, PIEPEx, tem como objetivo principal estimular o protagonismo jovem frente a Emergência Climática, a partir do seu contexto e suas experiências de vida. Os principais objetivos são: a) conhecer como jovens percebem a Emergência Climática, suas consequências, em especial, no aumento do risco a desastres; b) subsidiar teórica e metodologicamente jovens sobre os impactos das mudanças climáticas na dinâmica hidrológica local; c) contribuir com jovens na elaboração de alternativas de enfrentamento para reduzir os riscos; e d) promover a participação de jovens em eventos científicos ligados à temática e produções científicas.
Período de desenvolvimento: 2023 – 2025
Mapeamento e avaliação do risco de inundação
O objetivo desse projeto é desenvolver uma metodologia para o ordenamento territorial que considere o risco de ocorrência de desastres associado a inundações, para cidade de pequeno e médio porte com carência de dados hidrológicos, a partir da identificação e análise das características hidrológicas geradoras de eventos de inundação.
Período de desenvolvimento: 2022 – 2026
Escoamento pelo tronco e as epífitas no processo de interceptação florestal
O objetivo desse estudo é investigar o papel das epífitas no ciclo microhidrológico em Floresta Ombrófila Mista a fim de fornecer uma avaliação das taxas de interceptação direta por epífitas, a partir de diferentes espécies arbóreas geradoras de escoamento pelo tronco e de prover com evidências de que a arquitetura epífitica pode condicionar traços específicos nas espécies bem como na distribuição de água no solo e no fluxo de nutrientes oriunda do escoamento pelo tronco.
Período de desenvolvimento: 2021 – 2025
Estudo hidrogeomorfológico de confluências fluviais rochosas com diferentes ângulos de junção
O objetivo é investigar a morfologia e a distribuição dos sedimentos em leito de confluências fluviais rochosas com diferentes ângulos de junção. Para isso, dados de campo estão sendo obtidos, como da morfologia (largura, declividade, profundidade), da geologia (litotipos do leito) e sedimentar (amostras de sedimento do leito), assim como uso de veículo aéreo não tripulado – VANT para registros fotográficos das áreas de confluências.
Período de desenvolvimento: 2021 – 2025
Estudo da qualidade da água e da distribuição de macroinvertebrados em confluências fluviais inseridas em diferentes tipos de usos da terra
O objetivo desse projeto é avaliar a presença e a estrutura das comunidades de macroinvertebrados bentônicos em confluências fluviais em função do tipo de uso e ocupação do solo e da dinâmica fluvial.
Período de desenvolvimento: 2022 – 2024
Monitoramento e modelagem hidrossedimentológica da bacia do rio Cascavel, região Centro-Sul do Paraná
O presente trabalho teve como objetivo geral monitorar e modelar a dinâmica hidrológica e hidrossedimentológica na bacia do Rio Cascavel, Guarapuava, região Centro-Sul do Estado do Paraná, com a finalidade de subsidiar ações práticas via políticas públicas no sentido de prevenir e mitigar a ocorrência de problemas socioambientais. Os modelos hidrológicos TOPMODEL (TOPography-based hydrological MODEL) e TREX (Two-dimensional Runoff, Erosion, and eXport model) serão calibrados e validados para eventos pluviográficos na bacia hidrográfica do Cascavel.
Período de desenvolvimento: 2013 – 2020