Projetos

2021 – Atual
Educação, Memória e História: o Museu do Holocausto como uma ‘Luz sobre o Caos’
O Museu do Holocausto, de Curitiba, coordenado por Carlos Reiss, objetiva transmitir o Holocausto às próximas gerações a partir de três eixos: memória, educação, pesquisa. Isso significa não tratar o museu como um lugar que ‘guarda’ memórias, mas como um lugar de pesquisa e que pela educação busca lançar uma ‘luz sobre o caos’, a partir de uma concepção teórica consciente e embasada que constrói a memória da Shoá. Reiss (2018, p. 15) destaca a necessidade de ‘compreender o caminho percorrido pela memória da Shoá’, visualizando como o genocídio será lembrado pelas gerações futuras. Essa visualização, de acordo com o autor, vai permitir ajustar essa memória fazendo correções de rota necessárias para que a memória do Holocausto seja construída de forma mais consciente e justa possível para com todos os descendentes, sobreviventes e comunidades de seres humanos. Os idealizadores do projeto veem a necessidade de que a memória da Shoá seja mais racional e menos instintiva e faça justiça ao legado deixado pelos descendentes. Este projeto se propõe a realizar uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste, Núcleo Regional de Educação (Guarapuava) e o Museu do Holocausto, visando colaborar com o projeto educacional do museu, mostrando que as grandes tragédias têm origem na desigualdade e na indiferença que provoca a exclusão e muitas vezes a morte de seres humanos, através de atividades que incluem diferentes materialidades discursivas, tais como: obras literárias, filmes, documentários e textos teóricos, criação de peças teatrais, mostras de artes, documentários e vídeos que deem visibilidade às minorias, reforçando a inclusão e a valorização das pessoas, ajudando-as a valorizarem seus semelhantes e a se valorizarem também.
Integrantes: Maria Cleci Venturini – Coordenador /  Maria Cláudia Teixeira – Integrante / Paulo Ricardo Prado – Integrante / Clara Pereira – Integrante / Nathan Lermen – Integrante / Josiele Zevierzecoski – Integrante / Maria Juliane de Almeida – Integrante.
Financiador(es): Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Bolsa.
2019 – 2021
História, memória e espaço público em (dis)curso: narrativas urbanas
Descrição: Para este projeto elegemos a Historia, a Memória e o espaço público com vistas a investigar as narrativas museológicas, especialmente, aquelas que resultam na instauração de ‘lugares de memória’, em funcionamento discursivo, legitimando e sustentando nomes e eventos por significarem por meio do espaço e do arquivo o ‘ausente’ constituindo-o em presença pelo (dis)curso. Vamos trabalhar com quatro museus e duas cidades distintas: Curitiba (Museu do Holocausto e Museu Paranaense) e Guarapuava (Museu de Entre Rios e Museu Visconde de Guarapuava). Objetivamos investigar a partir da história, da memória e dos espaços públicos as narrativas museológicas que se constituem em (dis)curso a partir de ‘lugares’, que funcionam como ‘lugares de memória’ e constituem, pela língua na história, a presença do ausente. A noção que vai nortear as nossas análises é a poética da ausência, desenvolvida por Fernando Catroga (supervisor do nosso estágio sênior na Universidade de Coimbra) para fazer uma analogia entre a morte e a escrita da história, destacando que pelos funcionamentos linguísticos, o ausente se faz presente. Propusemos envolver também a graduação, a pós-graduação e a educação básica ? esses por meio dos docentes, porque entender ser necessário criar uma cultura de pesquisa e uma valorização de museus, como espaços públicos que não são isentos de práticas ideológicas. O fechamento do projeto prevê a sistematização de regularidades e a comparação entre os museus brasileiros e museus internacionais similares aos brasileiros, buscando saber se há mudanças alterações ou se eles se equivalem.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Maria Cleci Venturini – Coordenador / FERNANDES, Célia Bassuma – Integrante.
2017 – 2018
História e Memória
Descrição: O estágio sênior desenvolvido na Universidade de Coimbra (UC), sob a supervisão do Dr. Fernando Catroga tem como centro a História e a memória e objetiva revisitar a história e a memória, buscando aproximar com as nossas pesquisas. Buscamos, especificamente, realizar uma ‘diálogo’ com Fernando Catroga, recortando a noção ‘poética da ausência’, que analisaremos a partir de museus e de arquivos, tendo como objeto de pesquisa Inês de Castro, a partir da qual podemos verificar como o ausente é presentificado no discurso urbano.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Maria Cleci Venturini – Coordenador / CATROGA, Fernando de Almeida – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10
2017 
Discurso, arquivo e memória na constituição do digital
Descrição: A pesquisa sobre o digital, compreendida da perspectiva da ciência da linguagem e, mais especificamente, no âmbito da Análise de Discurso, tem contribuído muito para uma maior compreensão dos sentidos, seus efeitos e seus modos de circulação e formulação. No entanto, ainda temos um caminho a percorrer no que se refere à construção do dispositivo analítico, que demanda um trabalho de memória e autoria do próprio analista na relação com o objeto e com a operacionalização dos conceitos. Como identificar as marcas e propriedades do discurso que se textualiza pelo digital e se constitui por uma memória metálica que acumula mais do mesmo em sua circulação incessante? Como delimitar as especificidades dos processos de significação dos discursos sempre em looping? A partir dessas questões, esse projeto reúne uma equipe de pesquisadores de diferentes instituições com o objetivo de desenvolver uma ampla discussão, no âmbito de uma rede interinstitucional, em torno da constituição, formulação e circulação do/no digital. Também objetivamos, com a reunião dessa equipe buscar compreender o movimento da constituição do discurso [do] digital, tratar teoricamente a questão dos objetos de conhecimento, como se formulam e circulam afetados pela discursividade digital em sua constituição? Para tanto, o projeto propõe a construção de objetos digitais tais como um Museu Digital da Leitura (MDL), um Aplicativo de memórias do sujeito sobre a cidade e um Linkarium (ou dicionário de links). Cada um desses objetos deverá ter uma forma material sustentada nos pressupostos teóricos da Análise do discurso digital.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Maria Cleci Venturini – Integrante / Cristiane Pereira Dias – Coordenador / VERLI DE Fátima Petri da Silveira – Integrante / Greciely Cristina da Costa – Integrante / Marcos Barbai – Integrante / Claudia Pfeiffer – Integrante / Amanda Eloina Scherer – Integrante / Carolina Rodríguez – Integrante / Olímpia Maluf Souza – Integrante / Olívia Ferreira do Couto – Integrante / Cidarley Grecco Fernandes Coelho – Integrante / Guilherme Ferragut – Integrante / Cleyton Torres – Integrante / Marie-Anne Paveau – Integrante / André Luís Portes Ferreira Coelho – Integrante / Mariana Garcia de Castro Alves – Integrante / Laura Gabrielle Goudet – Integrante / Renata C. Bianchi de Barros – Integrante / Maristela Cury Sarian – Integrante / Vera Regina Martins e Silva – Integrante / Ana Luíza Artiaga – Integrante / Joelma Aparecida Bressanin – Integrante / Maraísa Lopes – Integrante / Claudia Freitas Reis – Integrante / Valdir Silva – Integrante / Guilherme Borges – Integrante / Caio Silva – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

2015 – 2016
Museus, arquivos: lugares de memória no/do espaço urbano
Descrição: Os museus e os monumentos funcionam como lugares que guardam memórias e se constituem por meio de arquivos, os quais se definem pelo viés da história como conjunto de documentos escritos, desenhos e material impresso, recebidos ou produzidos oficialmente por determinado órgão administrativo ou por um funcionário. Os arquivos ficam na custódia desse órgão ou funcionário e têm por função armazenar, guardar, organizar documentos. Nossa proposta é problematizar o lugar de museus e arquivos históricos na constituição de memórias e imaginários urbanos, considerando que esses lugares/espaços simbólicos no funcionamento institucional dão visibilidade ou apagam traços da história, a partir de interesses institucionais que sinalizam para o confronto entre a organização administrativa e o conjunto dos cidadãos. Nosso trabalho tem por finalidade pensar teoricamente esses espaços e buscar nas cidades as materialidades guardadas em museus, refletindo na função desses lugares e na importância deles na constituição de memórias e da história. O problema que colocamos é o gerenciamento da memória e a necessidade de os sujeitos refletirem em torno de museus e arquivos históricos como lugares que determinam a leitura dos sentidos do espaço urbano, considerando a história e a memória, perpassados pela língua na história e por discursividades.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . 

Integrantes: Maria Cleci Venturini – Coordenador / Maria Cláudia Teixeira – Integrante / Paulo Gil de Goes – Integrante / Luciane Munhoz Stefani – Integrante / SEMCZESZM, Sandy Karine Lima dos Santos – Integrante / Paula Marya Fernandes – Integrante / Francieli Vieira – Integrante.
Financiador(es): Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 5

 

2014 – 2016
Museus e arquivos históricos: memória e imaginários no/do espaço urbano
Descrição: Os museus e os arquivos históricos funcionam como lugares que determinam a leitura dos sentidos do espaço urbano, considerando a história e a memória, perpassados pela língua na história e por discursividades, isto é, sentidos que decorrem da inscrição de sujeitos em formações discursivas e determinam o que pode/deve ser dito ou significado no espaço urbano. Objetivamos, em síntese, analisar o lugar de museus e arquivos históricos na constituição de memórias e imaginários do espaço urbano, perguntando pelos processos discursivos, que dão visibilidades, silenciam ou apagam discursos e memórias que o constituem/significam, promovendo discussões teóricas.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) . 

Integrantes: Maria Cleci Venturini – Coordenador / Maria Cláudia Teixeira – Integrante / MARILDA APARECIDA LACHOVSKI DE FRANCA – Integrante / Celia Bassuma Fernandes – Integrante / Leandro Tafuri – Integrante / Amanda Beatriz de Souza – Integrante / Adilson Carlos Batista – Integrante / Ana Paula Gulics – Integrante / Paula Marya Fernandes – Integrante / Ana Carolina de Godoy – Integrante / Debora Smaha Correa – Integrante.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 5
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