
Mulheres agricultoras do Turvo recebem oficina de precificação do Inovalab
Produtoras rurais puderam avaliar sobre o preço dos produtos que produzem em suas terras
O projeto Cultiva, do Laboratório de Inovação da Unicentro, em parceria com a Itaipu Parquetec, realizou na última quinta-feira (15), no município de Turvo, a segunda oficina gratuita voltada às mulheres agricultoras da região. Participaram produtoras de erva-mate, leite, hortaliças, pães, mel e artesanato.
Nesta edição, o tema trabalhado foi a precificação de produtos conduzido pelo professor de administração, Danillo Nogueira. A atividade foi organizada em formato de roda de conversa, com orientações práticas sobre como calcular o preço justo de venda, ajudando essas mulheres a entender melhor a viabilidade de seus negócios e como se posicionarem no mercado.

Para a produtora de leite e queijos , Fátima Urbano, o encontro trouxe reflexões importantes sobre a gestão de seu negócio familiar. “É sempre muito importante manter suas anotações de gastos e prejuízos atualizadas. Isso muda completamente o seu negócio”, afirma. Enquanto isso, para Kamili Tilp, que trabalha com os pais na produção de mel, destaca o desafio da comercialização. “É difícil, às vezes, vender um produto porque as pessoas reclamam do preço. Mas por trás dele existe muito esforço e um processo de produção que leva tempo”, relata.
Segundo o professor da Unicentro Danillo Nogueira, a oficina teve como objetivo empoderar as participantes com conhecimento técnico e estratégico. ”A precificação correta é um passo fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Muitas vezes, o erro começa na base, quando o produto é vendido abaixo do custo, o que compromete a renda da agricultora e a continuidade da atividade. Nosso foco é que essas mulheres se vejam como empreendedoras e consigam tomar decisões com mais segurança”, finaliza.
Texto: Evelyne Dutra
Fotos: Equipe Projeto Cultiva