Inovalab promove oficina de hortaliças para fortalecer agricultoras do Turvo

Inovalab promove oficina de hortaliças para fortalecer agricultoras do Turvo

Atividade promovida pelo projeto Cultiva valoriza o protagonismo feminino no campo e incentiva práticas mais sustentáveis no cultivo.

 

O projeto Cultiva, do Laboratório de Inovação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – InovaLab, em parceria com a Itaipu, promoveu na terça-feira dia (24) de junho, na comunidade Cachoeira dos Mendes, no município do Turvo, uma oficina gratuita de mudas e hortaliças voltada às mulheres agricultoras da região.

A proposta da oficina partiu das próprias mulheres, que manifestaram o interesse em aperfeiçoar suas técnicas de manejo no cultivo de hortaliças. A experiência gerou muitos questionamentos, por conta disso, a oficina foi uma oportunidade das participantes tirarem suas dúvidas sobre o tema diretamente com o especialista na área, o agrônomo Hernandes Krensiglova, que conduziu a oficina. 

A agricultora Dalciane Missio, que trabalha com a produção de morangos e tem o plantio como parte de sua rotina desde sempre, destacou o quanto o encontro contribuiu para complementar seus saberes. “Aprendi alguns detalhes a mais, principalmente sobre produção orgânica, como o manuseio de substratos, húmus e os tipos de bandejas adequadas para o plantio. Acredito que todo esse conhecimento vai agregar muito nas minhas produções futuras”, ressaltou.

Para o profissional Hernandes Krensiglova, levar essa oficina até a comunidade foi essencial.“Antes,as mulheres não eram vistas como produtoras rurais. Hoje, isso está mudando,elas ocupam um lugar de destaque, têm voz ativa e mostram que dominam cada etapa do processo produtivo. Ver esse protagonismo feminino ganhando força no campo é algo extremamente significativo. Essas oficinas não são só sobre técnicas de plantio, mas também sobre autonomia, reconhecimento e fortalecimento das mulheres dentro de um espaço que, por muito tempo, foi invisibilizado para elas’’,afirmou.

Dando continuidade às ações do projeto, o tema da próxima oficina será de pintura e tecido, que acontecerá no dia 3 de julho. A proposta é seguir valorizando o trabalho das mulheres, agora também através da arte e criatividade. 

Texto: Evelyne Dutra
Fotos: Stefany Kerninski e Julia Anhaia Ida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *