InovaLab já capacitou mais de 180 mulheres da região com oficinas gratuitas

InovaLab já capacitou mais de 180 mulheres da região com oficinas gratuitas

Com dois projetos de extensão voltados ao público feminino, o Laboratório incentiva a inovação e o empreendedorismo como estratégia de empoderamento

Em muitos casos, a dependência financeira é a principal razão para que mulheres permaneçam em contextos de violência. O InovaLab, que é o Laboratório de Inovação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), trabalha todos os dias para reverter esse cenário. Por meio da extensão universitária, mais de 180 mulheres já foram capacitadas para empreender e gerenciar seus negócios.

Os projetos “Cultiva” e “Rede Próspera: Mulheres Empreendedoras”, ambos do InovaLab, promovem oficinas gratuitas nas cidades em que atuam sobre assuntos que se adequam à necessidade da comunidade atendida. O projeto Cultiva, voltado à formação de produtoras rurais do Turvo, já contou com mais de 60 participantes. Já o Rede Próspera, ocorre em Reserva do Iguaçu e capacitou cerca de 120 mulheres.

Meiri Ferras, coordenadora do InovaLab, afirma que o conhecimento adquirido nas oficinas é uma ferramenta de liberdade. “Cada habilidade desenvolvida é uma possibilidade de sonhar e realizar. E, mais do que isso, esses encontros as conectam uma com as outras, as unem, e as fazem perceber que juntas podem se tornar mais fortes. Por isso, participar dessas atividades não significa apenas aprender algo novo, mas assumir o protagonismo da própria história”, aponta a professora.

Entre os cursos realizados, estão o de produção de velas, sabonetes e tortas, além do plantio de mudas, artesanato e maquiagem. Ainda, para aquelas que desejam transformar o que aprenderam em negócio, também ocorreram aulas sobre planejamento financeiro, marketing digital, MEI (Microempreendedor Individual) e precificação de produtos.

Esse foi o caso da Marilze da Conceição. Ela aprendeu a fazer velas aromáticas em uma uma das oficinas do Rede Próspera e agora ganha uma renda extra com isso. “Eu gostei muito do curso, aí comecei a fazer elas e vou implementar mais. Está sendo muito bom fazer esses cursos. Então eu convido a todas as mulheres, que tem o seu tempo livre, aproveite”, convida a participante.

Já Fátima Urbano, que produz queijos no município do Turvo e participa do projeto Cultiva, diz que as aulas contribuem para aprimorar o seu negócio. “Estamos sempre buscando conhecimento e esse projeto tem ajudado muito a gente a desenvolver, a saber como fazer e como seguir em frente sem sair no prejuízo”, comenta.

Os dois projetos são tocados por bolsistas de graduação. Evelyne Dutra, que estuda Jornalismo, faz parte da equipe do Cultiva. “Tem sido uma experiência de troca. Convivendo com mulheres do interior e especialmente agricultoras, aprendo muito com a forma simples e prática que elas enxergam a vida, o trabalho e a comunidade. Isso contribui bastante para a minha formação pessoal e também para o meu caminho como uma futura jornalista”, compartilha a estudante.

Meiri afirma que os frutos das ações do InovaLab serão colhidas pelas próximas gerações. “Quando uma mulher descobre que pode gerar sua própria renda, ela não conquista apenas recursos para si mesma, mas abre portas para transformar sua vida e a vida da sua família. As oficinas são também espaços de fortalecimento e empoderamento. Cada oficina é uma semente de transformação, capaz de florescer novas oportunidades, novos caminhos e novas conquistas”, finaliza a coordenadora.

Sobre o InovaLab

O Laboratório de Inovação da Unicentro apoia iniciativas inovadoras da comunidade universitária e externa, contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em Guarapuava e região. O Inovalab estimula a criatividade, o empreendedorismo e a troca de conhecimentos entre estudantes, pesquisadores, empresas e outros atores locais.

Para mais informações:

Instagram Inovalab -www.instagram.com/inovalabunicentro
Contato InovaLab – lab.empresaescola@gmail.com

Texto: Amanda Borges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *