Estudantes do Colégio Dr. Cândido realizam a segunda final do Circuito de Inovação em Cândido de Abreu

Estudantes do Colégio Dr. Cândido realizam a segunda final do Circuito de Inovação em Cândido de Abreu

Três propostas inovadoras e sustentáveis foram apresentadas no Polo da prefeitura

 

Na última sexta (9), os alunos do Colégio Dr. Cândido, realizaram a última etapa do Circuito de Inovação. A final contou com a apresentação dos grupos para uma banca composta por três integrantes, que avaliaram e decidiram o ganhador. A equipe vencedora vai representar a escola no Circuito Final, onde a competição vai reunir representantes de todas as cinco instituições de ensino do município.

Quatro etapas do Circuito foram realizadas no Polo, ao lado da prefeitura. Nesse espaço, os alunos do ensino médio realizaram gincanas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), inovação e empreendedorismo. Em relação aos encontros de orientação para criação e desenvolvimento do projeto, houve duas etapas. O presencial (no polo) e o remoto.

No último encontro, três equipes apresentaram suas ideias para uma banca composta pelo diretor do Colégio Dr. Cândido, uma representante da Unicentro e um comerciante local. As ideias apresentadas foram um ventilador solar sustentável, instalações de bebedouros em locais estratégicos da cidade, com água gratuita e um projeto de instalação de barreiras no rio Ubazinho, para capturar resíduos sólidos. Um dos membros da banca e diretor da escola, Helton Diniz Rocha,  ressaltou a importância dessas ideias e da iniciativa do projeto do Inovalab.

 

“Eu gostei bastante, vi que os alunos se empenharam, fizeram um bom trabalho em todas as três ideias. São projetos viáveis de se fazer e deu para perceber que eles tiveram que estudar e tiveram que buscar fontes.”

A ideia vencedora foi o projeto que envolve um mapeamento da cidade para instalar bebedouros em certos pontos da cidade. Juliana Ieny, uma das ganhadoras, falou que quase desistiu no começo, mas que as amigas do projeto a fizeram mudar de ideia. “Eu queria desistir, porque eu tava com muita coisa pra fazer da escola. Era prova, trabalho e tarefa de casa. Mas minhas amigas me incentivaram a continuar e aqui estamos nós. Valeu a pena. Ganhamos”. A estudante também falou que a ideia surgiu como uma luz no meio de tantas tarefas da escola. “A ideia veio de uma redação que eu fiz há alguns dias atrás na matéria de português. Aí eu peguei e pensei, por que não transformar a ideia da redação no projeto? E não é que deu certo?”.

Para Marielly Schmoller Ghizone, Coordenadora do Polo UAB de Cândido de Abreu, que participou da final do Colégio Ary Borba como banca e do Dr. Cândido como espectadora, o ponto que mais chamou a atenção foi a diferença nas ideias dos projetos. Todos envolveram áreas diferentes umas das outras, de acordo com a realidade de cada aluno e de cada local de ensino. “Quando a gente fala em projetos voltados para o próprio município, a gente percebe que cada um puxa para a sua realidade. E isso realmente me empolga quando pensamos em quais ideias diversas os próximos colégios irão trazer.”

A coordenadora ressalta, também, a importância da Educação no processo de criação de uma ideia,especialmente na parte do aluno fazer a pesquisa, aprender a fazer um projeto e entender se ele pode ser implementado ou não.

“Eu sou uma pessoa que defendo muito essa diversidade da educação dentro do nosso município. Então, espero que venham projetos ainda melhores do que a gente viu até agora.”

Agora, as alunas vencedoras, Juliana Ieny, Evelyn Silva e Jhenifer Fernandes Kolecza, irão participar do Circuito Final, representando o Colégio Dr. Cândido contra os representantes dos outros colégios estaduais do município, no segundo semestre do ano.


Texto: Leandro Naves
Fotos: Equipe Projeto Circuito de Inovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *