
Censo empresarial do InovaLab visita mais de 350 negócios do Turvo
Bolsistas do projeto percorreram empresas do município coletando dados
Por dois meses, bolsistas do InovaLab, o Laboratório de Inovação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), viajaram três vezes por semana de Guarapuava ao Turvo para a realização do Censo Empresarial do município. Ao todo, eles percorreram 355 negócios coletando dados sobre as especificidades de cada empresa. Esta semana eles encerraram a fase de entrevistas e agora eles se encaminham para realizar a tabulação dessas informações.

Estavam previstos quatro meses para realização da coleta, contudo, as entrevistas foram concluídas com metade do tempo estimado. Isso reflete um trabalho ágil e de qualidade. Segundo a bolsista recém-formada Elisangela Jonson Campos, não houve pressa durante as entrevistas. “O nosso questionário durava em média sete minutos por empresa, mas em alguns casos nós ficamos meia hora conversando com cada entrevistado”, afirma a bolsista.
Para Gilson Caetano, empresário há 28 anos no ramo de academias e há três no de sorvetes, a realização do projeto é um avanço para a comunidade empreendedora. “Eu acho super positivo. É uma maneira dos órgãos públicos abrirem um pouco os olhos em relação ao ponto de vista do empresário. Muitas vezes eles atuam mais como um dificultador. E a partir do momento que eles conhecem a realidade dos empresários, do comércio do Turvo, eles conseguem trabalhar em forma de parceria”, afirma.
Agora, os dados estão sendo todos tabulados. E, a partir de novembro, essas informações serão disponibilizadas à Prefeitura do Turvo para realização de políticas públicas voltadas aos empresários do município. Para Elisangela, o Censo está sendo uma oportunidade profissional valiosa. “Esse projeto foi muito bom porque a gente criou mais conhecimento, um aprendizado que vai além da sala de aula. Teve coisas que a gente viu na faculdade e que, conversando com cada empresário, foi possível agregar ainda mais a partir do dia a dia dele”, finaliza a bolsista.
Texto: Amanda Borges (bolsista)
Fotos: Equipe Censo Empresarial do Turvo