Corpos, Confin(s) Confinados

Videodança “Corpos, confin(s) confinados”(2020) foi criado dentro do Projeto de Iniciação Científica, como parte da pesquisa em andamento “Improvisação como prática artística-pedagógica na licenciatura em artes”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná –(UFPR -Matinhos/PR)”. O videodança é sobre os nossos corpos confinados no espaço interno de habitação, movimentos espontâneos, sentimentos, sonoridades, depoimentos, limites, e sentimentos que cabem na nossa tela. A improvisação como método de investigação e criação em dança balizou a criação, mediada pelos encontros virtuais. O processo objetivou: oportunizar aos estudantes participantes da Iniciação Científica, experienciar a criação coletiva por meio das mídias digitais; investigar os limites das relações corpo-movimento conhecidas como dança; provocar a percepção do corpo e do movimento num espaço e tempo próprios; explorar possibilidades de relações com texto, palavras, sons e os sentidos gerados no corpo individual e coletivo. A metodologia desenvolvida percorreu etapas em encontros virtuais semanais, com leituras, discussões, análises e experimentos práticos. Os conceitos referentes à arte contemporânea, experiência e improvisação em dança guiaram o processo de investigação individual, acessando a autopercepção e a percepção do entorno, do espaço, da casa, dos “confins” dos nossos corpos, durante o confinamento e o isolamento social. A liberdade no mover espontâneo, os sentimentos, sons, necessidades, e também a imobilidade, foram diretrizes para a criação. Um texto poema foi elaborado, a partir dos nossos depoimentos durante as conversas e estudos nesta quarentena, e serviu de estímulo ao improviso, vindo posteriormente a compor a sonoridade do videodança. As cenas dançadas foram elaboradas individualmente e editadas posteriormente com o Audacity/ InShot. O processo de criação estabeleceu conexão e engajamento, além do aprendizado de propor e compartilhar à distância, por meio de uma mídia externa digital. Possibilitou o aprendizado com as mídias de gravação e edição, e promoveu outros novos sentimentos e possibilidades de experimentação para a partilha da improvisação em dança. Este videodança foi apresentado em Novembro/2020 no 16º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança – Universidade Federal de Minas Gerais.

Palavras-chave: Improvisação. Experiência sensível.Confinamento. Corpo. Videodança.

Autores: Gisele Kliemann, Aline Maciel Rodrigues, Ícaro Iago Santos de Almeida, Pablo Passos Nogueira Nunes e Willian Lopes Pereira.