Corre um Rio em Mim

icone-18

IMPORTANTE:
O conteúdo desta galeria é de inteira responsabilidade dos autores. Qualquer fato que venha a ferir os direitos de imagens, direitos de terceiros, diretos à propriedade intelectual e diretos constitucionais deverá ser respondido pelos autores.

O papel desta galeria é apenas a veiculação do conteúdo. As ideias e opiniões expressas nos trabalhos artísticos não refletem necessariamente a opinião institucional desta universidade.

O video-performance aqui apresentado, é o primeiro trabalho do coletivo marejadas, formado pelas alunas do segundo ano de Arte Licenciatura da Unicentro: Andressa Santos, Bruna Cybulski, Eduarda Roth, Emanuelly da Luz, Fernanda de Paula, Fernanda Padilha, Isamara Caetano, Letícia Silva e Mônica Oliveira. Neste objeto artístico, buscamos trabalhar os fluídos femininos naturais da mulher, como forma de autocuidado e autoconhecimento, para isso, escolhemos nove fluídos: muco branco, sangue menstrual e suas variações de cor – preto, marrom, vermelho vivo, vermelho escuro e rosa – a ejaculação, a inexistência de lubrificação e o leite materno, cada um foi personificado por uma das integrantes do coletivo. A performance é composta por nove cenas de curta duração, onde os movimentos trabalhados, a iluminação e a posição da câmera ficaram a critério de cada mulher. O local escolhido para todos os fluídos, foi em meio a natureza, buscando conectar-se o corpo feminino e as forças naturais, suscitando um reencontro entre as primazias do mundo e do corpo da mulher. A potência da natureza emaranha-se com o devir–mulher, fruindo assim, os ciclos menstruais e lactantes destes corpos, e cada sensação e sentimento presente neles. Com relação a produção, parte do projeto aconteceu por meio da rede social do coletivo no Instagram, onde se produziu conteúdos informativos sobre cada fluído trabalhado, além da divulgação do trabalho final. Muito além do vídeo, os resultados desta performance foram profundos e construtivos, uma vez que trabalhamos com os corpos de mulheres de forma múltipla e flexível, tanto entre o grupo, quanto relacionado a cada corpo em específico, o que auxiliou para que se pudesse trazer o corpo feminino e seus fluídos com a naturalidade que deveriam ser visto, formas de comunicação entre cada mulher e seu próprio corpo. As trocas de conhecimento e vivências contribuíram, para um estreitamento dos laços de afeto e admiração já existentes entre as integrantes.
vídeo-performance, Fluídos femininos, Corpo político
BRUNA CAROLINE CYBULSKI, ANDRESSA SANTOS DE OLIVEIRA, EDUARDA RAFAELA ROTH LEVANDOSKI, EMANUELLY BICHOFF DA LUZ, FERNANDA DE PAULA CORDEIRO, FERNANDA PADILHA DE SOUZA, ISAMARA CAETANO, LETICIA APARECIDA DA SILVA, MONICA MARIA DE OLIVEIRA, CLEDIANE LOURENÇO