O Programa de Acolhimento tem mobilizado membros da comunidade acadêmica para a recepção de estudantes internacionais, promovendo, além de orientações, a criação de laços de amizade no ambiente acadêmico, bem como possibilidades para o desenvolvimento da fluência em língua portuguesa.

As ações são divididas em:

1) Orientações Pré-Embarque: antes do embarque para o Brasil, o estudante internacional recebe orientações relacionadas à hospedagem, alimentação, documentação necessária para matrícula e permanência no Brasil, meios de transporte para chegar à Unicentro, etc.

2) Ações de apoio à permanência na Unicentro: logo na chegada, seja no aeroporto em Curitiba ou nas rodoviárias em Irati ou Guarapuava, a instituição dispõe de servidores ou voluntários para recepcionar o estrangeiro e orientá-lo a chegar até o local onde ficará hospedado. Após esta etapa, o Programa de Acolhimento oferece as seguintes atividades:

• Agenda de boas-vindas na Unicentro, com visita à Reitoria e Direção do Campus onde o estudante realizará a mobilidade.
  • Acompanhamento para a regularização de estrangeiro no país, junto à Polícia Federal, Receita Federal etc.
  • Atividades de city tour para conhecer a cidade.
  • Aulas gratuitas de Português para Estrangeiros.
  • Projeto Amigo Internacional: propicia a interação de estudantes internacionais com estudantes da Unicentro, contribuindo para uma melhor adaptação e inserção de estudantes de outros países em mobilidade na instituição.
    ➔ Para participar do projeto como AMIGO INTERNACIONAL, clique aqui.
  • Projeto Voluntários pela Língua, promove encontros semanais de até uma hora, entre falantes nativos de português (não necessariamente vinculado à Unicentro) com estudantes internacionais em mobilidade na Unicentro, para eles conversarem em português sobre quaisquer temas, de forma espontânea, contribuindo para uma melhor adaptação e aprendizado do idioma.
    ➔ Para participar do projeto como VOLUNTÁRIO PELA LÍNGUA, clique aqui.
  • Encontro anual de estudantes internacionais para socialização das experiências de cada um.
  • Feira de Internacionalização da Unicentro, que busca fomentar o processo de internacionalização da Unicentro através da divulgação de informações acadêmicas, administrativas e relatos de vivência.
  • Confraternizações.